1.9.20

Organizados Para Servir

Terça-feira, 01 de Setembro


5. Leia 1 Coríntios 12:12-25. De que maneira é que o corpo ilustra o trabalho em conjunto e harmonioso em pequenos grupos?

Um estudo de anatomia e fisiologia revela que os órgãos do corpo estão organizados em diferentes sistemas inter-relacionados. Por exemplo, os sistemas digestivo, cardiovascular, respiratório e esquelético são apenas alguns dos sistemas de órgãos complexos do corpo. Os dons espirituais são como as diferentes partes do corpo. Eles funcionam melhor quando organizados em sistemas ou grupos. Na maioria dos casos, não podem funcionar sozinhos. O nosso corpo não é apenas um conjunto de órgãos separados que trabalham de maneira independente. Cada função corporal é organizada num sistema integrado que trabalha para um objectivo comum.

Isto revela algo sobre o ambiente em que podemos usar melhor os nossos dons espirituais. É fácil desanimar ao trabalhar sozinhos, mas quando fazemos parte de um pequeno grupo, com pessoas de interesses e objectivos semelhantes, descobrimos que os nossos esforços podem ter um foco muito maior e ser grandemente ampliados.

Os pequenos grupos proporcionam um ambiente para o exercício dos dons espirituais e podem ser o centro de evangelização de uma congregação.

Segundo Ellen G. White, “A formação de pequenos grupos como base de esforço cristão foi-me apresentada por Aquele que não pode errar. Se há na igreja grande número de membros, convém que se organizem em pequenos grupos a fim de trabalhar, não somente pelos membros da própria igreja, mas também pelos incrédulos. Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, organizem-se num grupo de obreiros. Mantenham indissolúvel seu laço de união, apegando-se uns aos outros com amor e unidade, animando-se mutuamente para avançar, adquirindo cada qual ânimo e força com o auxílio dos outros” (Testemunhos Para a Igreja, v. 7, p. 21.4).

Deus usa os pequenos grupos para habilitar os membros da igreja a crescer espiritualmente, a experimentar comunhão acolhedora e a utilizar os seus dons no serviço.

Pense no conselho de Ellen G. White acima. Ele pode ser implementado na sua igreja?