14.9.20

O Foco De Apocalipse No Tempo Do Fim

Segunda-feira, 14 de Setembro


Os evangelhos concentram-se principalmente na primeira vinda de Cristo. Eles contam a história do Seu nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição. Embora falem da Sua segunda vinda, essa não é a sua ênfase principal. Contudo, o foco do livro do Apocalipse é o clímax do conflito dos séculos. Cada uma das principais profecias deste livro termina na gloriosa segunda vinda do nosso Senhor.

3. Leia Apocalipse 1:7; 11:15; 14:14-20; 19:11-18. Qual é a conclusão semelhante que vemos em cada uma destas passagens?

Do primeiro ao último capítulo de Apocalipse, o clímax de cada profecia é a vinda de Jesus. O “Cordeiro que foi morto” (Apocalipse 5:12) virá outra vez como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). Ele vai derrotar todos os inimigos que oprimem e perseguem o Seu povo (Apocalipse 17:14). Ele vai livrar o Seu povo do pesadelo do pecado e vai levá-los ao lar de glória. O grande conflito entre o bem e o mal terminará. A Terra será renovada, e os remidos viverão para sempre com o seu Senhor (Apocalipse 21:1-4).

Em Apocalipse 22:7 (ver também os versos 12, 17 e 20), Jesus disse: “Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. O apelo final de Jesus à humanidade é que aceitemos o Seu amor e graça e obedeçamos à Sua verdade, para nos prepararmos para o Seu regresso. O Apocalipse termina com o convite de Cristo: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem” (Apocalipse 22:17).

O nosso Senhor chama a todos os que buscam a vida eterna para virem a Ele. Então, o Salvador convida os que aceitaram a mensagem da salvação e aguardam ansiosamente o Seu regresso a juntarem-se a Ele, convidando outros a aceitar o Seu amor. Ele envia-nos na sagrada missão de partilhar a Sua verdade para preparar o mundo para a Sua breve vinda. Não há nada mais gratificante do que participar com Jesus na Sua missão ao mundo. Não há nada mais satisfatório do que cooperar com Cristo no Seu plano de salvação dos últimos dias.

Cristo virá em breve? João escreveu estas palavras cerca de dois mil anos atrás. No entanto, dada a nossa compreensão do estado dos mortos, porque é que a segunda vinda de Jesus, na nossa experiência pessoal, acontece apenas um instante após a morte? Como é que a verdade da ressurreição nos ajuda a entender a rapidez com que Cristo virá?