21.9.20

O Chamado ao Compromisso

Segunda-feira, 21 de Setembro


Imagine que é Pedro ou João. O Sol acaba de nascer na Galiléia, e afugentou o frio da noite. Só pensa numa coisa: pescar muitos peixes! A pesca tem sido boa, e está ansioso por outro dia de ótima pescaria. Então, vê que Se aproxima o próprio Jesus de Nazaré. Mal sabe que, em instantes, a sua vida vai mudar e nunca mais será o mesmo!

2. Leia Mateus 4:18-20. Porque é que Pedro e João estavam dispostos a assumir um compromisso tão radical de seguir a Cristo? O que indica que Jesus os estava a chamar para um propósito maior do que apenas pescar peixes?

No evangelho de João, vemos que estes homens já conheciam algo sobre Jesus há mais de um ano, mas ainda não se tinham comprometido com Ele. Contudo, a conduta divina de Cristo, ou algo na Sua aparência, palavras e acções indicaram àqueles pescadores que Ele lhes estava a fazer um chamado divino. Eles deixaram os seus barcos, ocupação e ambiente familiar para seguir a Jesus porque sentiram o chamado para um propósito mais elevado. Aqueles pescadores comuns reconheceram que tinham sido chamados para uma missão extraordinária. Pode ser que Deus não o esteja a convidar para deixar a sua profissão, mas Ele está a chama-lo para um propósito maravilhoso, isto é, partilhar o Seu amor e testemunhar da Sua verdade para glória do Seu nome.

3. Considere o chamado de Mateus, cobrador de impostos, em Mateus 9:9. Porque é que esta passagem é digna de nota?

Os cobradores de impostos no mundo romano extorquiam e oprimiam muitas vezes as pessoas. Eles eram odiados e desprezados em Israel. O convite de Cristo, “Segue-Me”, indica que Mateus tinha ouvido falar de Jesus e desejava segui-Lo. Quando o convite chegou, ele estava pronto. Mateus ficou surpreso que Cristo o tivesse chamado para ser um discípulo.

No fundo do coração, desejamos algo mais na vida. Queremos viver por algo que valha a pena, um propósito superior e mais nobre. Por isso, Cristo nos chama a segui-Lo.