26.9.20

Educação no Jardim do Éden

Lição 1, 26 de Setembro a 02 de Outubro


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Eis que Deus exalta com a sua força; quem ensina como ele?” Jó 36:22


A maioria dos estudantes da Bíblia conhece a história de Génesis 1-3 e os seus personagens: Deus, Adão, Eva, os anjos e a serpente. O cenário é um jardim esplêndido num paraíso chamado “Éden”. O enredo parece obedecer a uma sequência lógica de eventos: Deus criou e, depois, instruiu Adão e Eva. Eles pecaram e foram banidos do Éden. No entanto, uma análise mais detalhada dos primeiros capítulos de Génesis, especialmente através das lentes da educação, revelará percepções sobre os personagens, o cenário e a história.

“O método de educação instituído ao princípio do mundo deveria ser para o homem o modelo durante todo o tempo subsequente. Como ilustração de seus princípios, foi estabelecida uma escola-modelo no Éden, o lar de nossos primeiros pais. O Jardim do Éden era a sala de aula; a natureza, o compêndio; o próprio Criador, o instrutor; e os pais da família humana, os alunos.” Ellen G. White, Educação, p. 20

O Senhor foi o fundador, director e professor desta primeira escola. Mas, como sabemos, Adão e Eva, por fim, escolheram outro professor e aprenderam as lições erradas. O que aconteceu? Porquê? O que aprendemos com este relato inicial da educação e como é que ele nos pode ajudar hoje?