23.9.20

As Exigências do Amor

Quarta-feira, 23 de Setembro


O amor manifesta-se em acções. O amor instiga-nos a fazer algo pelos perdidos. Paulo declarou: “o amor de Cristo nos constrange” (2 Coríntios 5:14). A essência do cristianismo não é abandonar coisas más para ser salvos. Jesus não abandonou coisas más no Céu para ser salvo. Ele abandonou coisas boas para que outros fossem salvos. Jesus não nos convida apenas a dedicar tempo, talentos e tesouros à Sua causa; Ele nos convida a dar a vida.

Numa reunião matinal com os discípulos às margens do mar da Galiléia, Jesus destacou de maneira brilhante as exigências do amor divino.

6. Leia João 21:15-19. Que pergunta fez Jesus a Pedro três vezes e qual foi a resposta dele? Porque é que lhe Jesus fez essa pergunta específica três vezes?

Pedro negou o Seu Senhor três vezes, e Jesus obteve uma resposta de amor dos lábios de Pedro três vezes. Jesus estava a reconstruir a confiança de Pedro, mostrando que o tinha perdoado e que ainda tinha uma obra para ele fazer na Sua causa.

7.O que é que Jesus mandou Pedro fazer? João 21:15-19.

O amor divino é activo, não passivo. É mais do que um sentimento caloroso, mais do que uma boa ideia. Envolve compromisso e instiga-nos a agir. Leva-nos a evangelizar perdidos em desespero. Quando Jesus disse a Pedro: “Apascenta as Minhas ovelhas”, deu uma ordem e uma garantia reconfortante. Considerando a atitude vergonhosa de Pedro quando Cristo tinha sido preso e que Pedro não só negou conhecer Jesus, mas proferiu maldições, cumprindo a predição de Cristo, o Mestre exigiu uma resposta ao amor e encorajou Pedro ao dizer que ainda tinha uma obra para ele fazer.

Qual é o sentido disto? Podemos ter falhado e negado Jesus Cristo com as nossas acções. A boa notícia é que a graça ainda está disponível, e o Senhor ainda não terminou a Sua obra em cada um de nós. Se estivermos dispostos, haverá sempre lugar para trabalhar na Sua obra.

Já “negou” o Senhor? O que pode aprender com a negação de Pedro e as palavras de Cristo?