3.9.20

A Dinâmica Dos Pequenos Grupos

Quinta-feira, 03 de Setembro


Os pequenos grupos são instrumentos de Deus para o crescimento da igreja e o desenvolvimento espiritual através de relacionamentos fraternais. Inicialmente, muitos sentem-se mais à vontade num pequeno grupo do que num culto tradicional na igreja.

8. Leia Atos 4:31; 12:12; 20:17-19, 27-32. Liste os diferentes elementos destes grupos do Novo Testamento. Em que atividades é que eles estavam envolvidos?

Os primeiros cristãos reuniam-se para interceder pelos outros, orar pelas suas preocupações, ter comunhão acolhedora, estudar a Palavra de Deus, preparar-se para o serviço, ajudar a proteger uns aos outros contra falsos mestres e participar juntos em atividades evangelísticas.

Os pequenos grupos fazem a diferença. Os que unem os seus dons no serviço, que se concentram no poder do Espírito para evangelizar, são uma arma nas mãos do Senhor.

9. De acordo com Jesus, qual é a solução para o problema da seara? Mateus 9:37, 38

Os discípulos viram poucas possibilidades para o progresso do evangelho, mas Jesus viu muitas oportunidades. Ele partilhou as boas-novas de que “A seara é realmente grande”, mas apontou o problema: “mas poucos são os ceifeiros”. A solução é orar “ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara” (Mateus 9:38). Os pequenos grupos são uma resposta à oração de Cristo e aumentam exponencialmente o número de trabalhadores na Sua seara.

O foco de todo o pequeno grupo eficaz é o testemunho e o serviço. O ministério de pequenos grupos desaparecerá rapidamente se o seu foco for interno e não externo. Se o pequeno grupo se tornar egoísta e pouco mais que uma reunião de discussão, falhará no seu propósito e perderá a razão vital da sua existência. Os pequenos grupos existem para levar as pessoas a Jesus, nutrir a sua fé Nele e habilitá-las a testemunhar de Cristo.

Talvez Deus esteja a chamá-lo para iniciar um pequeno grupo na sua casa. Porque não começar a orar sobre isto? Tenha uma experiência espiritualmente gratificante.