9.8.20

Símbolos da Palavra de Deus

Domingo, 09 de Agosto


1. Leia o Salmo 119:105, Jeremias 23:29, Lucas 8:11 e Mateus 4:4. Quais são os cinco símbolos usados para descrever a Palavra de Deus nestes versos? Porque é que foram escolhidos estes cinco símbolos para representar a Palavra de Deus?

Os vários símbolos usados nestas passagens descrevem algumas das principais funções da Palavra de Deus. Quando partilhamos as Escrituras com outras pessoas, é como se acendêssemos uma lâmpada para iluminar a vida delas. Jesus, “a luz do mundo”, rompe as trevas da visão errada sobre quem é Deus e a natureza do Seu carácter. Mentes obscurecidas com uma compreensão errada de Deus são iluminadas pelo Espírito Santo mediante a Sua Palavra.

Segundo Jeremias, a Palavra de Deus é como fogo e martelo. Ela consome a escória do pecado na nossa vida e quebranta o nosso coração ­endurecido. Quando ajudamos as pessoas a ver nas Escrituras a glória de Jesus, o coração endurecido delas quebra-se, e o fogo do Seu amor consome a escória do egoísmo, da ganância, luxúria e do egocentrismo.

A Palavra de Deus também é comparada à semente. A principal característica da semente é que ela dá vida. A semente demora tempo a crescer. Nem todas as sementes germinam ao mesmo tempo. Nem todas as plantas crescem na mesma proporção. Mas sob as condições certas, a vida na semente irrompe através do solo para uma nova vida. Quando plantamos a semente da Palavra de Deus no coração e na mente das pessoas, nem sempre vemos resultados imediatos, mas silenciosamente a semente cresce e, no tempo de Deus, se elas responderem à influência do Espírito Santo, a semente produzirá uma colheita para o Seu reino.

Jesus comparou a Sua Palavra ao pão nutritivo. Como muitos de nós sabemos, poucas coisas nos satisfazem tanto como um bom pedaço de pão. A Palavra de Deus satisfaz a fome do coração e nutre os nossos anseios espirituais interiores. Quando partilhamos as promessas da Palavra com os outros e os ajudamos a descobrir que Jesus é a Palavra, a vida dessas pessoas é transformada pela Sua bondade, cativada pelo Seu amor, maravilhada com a Sua graça e satisfeita na Sua presença.

Pense nas verdades que conhecemos somente através da Bíblia. Quanto devemos valorizar o que ela nos ensina?