24.8.20

Receptividade ao Evangelho

Domingo, 23 de Agosto


1. Leia João 4:27-30, 39-42. Como é que a interação de Jesus com a samaritana demonstra que muitos estão abertos ao evangelho, até em lugares incomuns?

O último lugar onde os discípulos esperavam encontrar pessoas receptivas ao evangelho era Samaria. Ao longo dos séculos, os samaritanos estiveram em constante conflito com os judeus sobre doutrina e adoração. Os samaritanos quiseram participar na construção do templo em Jerusalém, mas essa oportunidade foi-lhes negada devido ao seu envolvimento com a cultura pagã e as suas ideias não ortodoxas. Então, os samaritanos construíram o seu próprio templo no monte Gerizim. Os discípulos ignoraram Samaria visto que a consideravam um terreno infértil para a proclamação do evangelho.

Mas Jesus via o que os discípulos não viam: pessoas receptivas. O relato de João começa com estas palavras: Jesus “deixou a Judeia e foi outra vez para a Galileia. E era-lhe necessário passar por Samaria” (João 4:3, 4). Para Ele, era “necessário” passar por Samaria porque o Espírito Santo convenceu-O de que havia corações receptivos naquele lugar improvável. Quando os nossos olhos são ungidos pelo Senhor, vemos possibilidades onde outros veem dificuldades. Vemos uma rica colheita de pessoas para o reino de Deus onde outros veem apenas campos improdutivos.

2. Leia Atos 8:4, 5, 14. Qual foi o resultado do ministério de Jesus em Samaria?

Os discípulos não ofereceriam oportunidade para os samaritanos ouvirem a verdade. Jesus viu o que eles não viram e percebeu que o Espírito Santo tinha gerado receptividade no coração de uma mulher. A conversão dramática da samaritana impactou dezenas de pessoas. Nem sempre veremos resultados do nosso testemunho, mas, quando plantamos sementes em corações receptivos, elas produzirão uma colheita para a glória de Deus.

Nem sempre sabemos o impacto das nossas palavras e ações nos outros, para o bem ou para o mal. Portanto, porque devemos ter cuidado com o que dizemos e fazemos, principalmente na presença de outros?