8.8.20

Possibilidades Ilimitadas

Lição 6, 01 a 07 de Agosto


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” 1 Coríntios 12:11

LEITURAS DA SEMANA: 1 Coríntios 12:12; Mateus 3:16-18; 1 Coríntios 12:7; 1:4-9; Mateus 25:14-30

Deus chama-nos a testemunhar Dele (Atos 1:8; Isaías 43:10). Testemunhar não é um dom espiritual especial que apenas algumas poucas pessoas possuem. É o chamado divino de cada cristão.

A Bíblia utiliza diferentes expressões para descrever o nosso chamado diante de Deus. Devemos ser “a luz do mundo”, “embaixadores em nome de Cristo” e um “sacerdócio real” (Mateus 5:14; 2 Coríntios 5:20; 1 Pedro 2:9). O mesmo Deus que nos chama para testemunhar e para servir habilita-nos para a tarefa. Ele concede dons espirituais a cada cristão. Deus não chama os habilitados, que se sentem autossuficientes, mas transforma e habilita aqueles a quem chama. Assim como Ele dá salvação gratuitamente a todos os que creem, também lhes concede os Seus dons gratuitamente.

Quando nos consagramos a Deus e dedicamos a nossa vida ao Seu serviço, as nossas possibilidades de servir são infinitas. “Não pode haver limite à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o próprio eu, oferece margem à atuação do Espírito Santo no seu coração e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 159).

Na lição desta semana, vamos estudar as nossas possibilidades ilimitadas de serviço mediante o dom do Espírito Santo.

Domingo, 02 de Agosto

Diferentes nos Dons, Unidos no Serviço

Já pensou como os discípulos eram diferentes uns dos outros? A sua origem, personalidade, temperamento e dons variavam bastante. Mas isso não foi uma desvantagem para a igreja. Tornou-se um ponto forte. Mateus, um cobrador de impostos, era preciso, exato e correcto. Por outro lado, Pedro muitas vezes falava precipitadamente e era entusiasmado e impulsivo, mas também tinha qualidades naturais de liderança. João era bondoso e franco. André era sociável, extremamente consciente dos que o cercavam e sensível aos outros. Tomé tinha a tendência natural de questionar e muitas vezes duvidava. Cada um destes discípulos, embora tivesse personalidade e dons diferentes, foi poderosamente usado por Deus para testemunhar Dele.

1. Leia 1 Coríntios 12:12, 13, 18-22. Existe necessidade de pessoas com diferentes dons no corpo de Cristo, a igreja?

Deus alegra-Se em tomar pessoas de diferentes origens, com diversos talentos e habilidades, para lhes conceder dons para o serviço. O corpo de Cristo não é um grupo homogéneo. Não é um clube de campo com pessoas da mesma origem e mesmo pensamento. É um movimento dinâmico de pessoas com diferentes dons, unidas no amor a Cristo e às Escrituras e comprometidas em compartilhar Seu amor e verdade com o mundo (Romanos 12:4; 1 Coríntios 12:12). Os membros do corpo de Cristo têm dons diferentes, mas cada um é valioso; cada um é decisivo para o funcionamento saudável do corpo de Cristo. Assim como os olhos, ouvidos e nariz têm funções diferentes, mas são necessários para o corpo, todos os dons também são necessários (1 Coríntios 12:21, 22).

Se ponderarmos cuidadosamente sobre o corpo humano, mesmo as partes “menos importantes” têm uma função crucial. Considere os cílios. E se não tivéssemos algo aparentemente insignificante como os cílios? As partículas de poeira embaçariam a nossa visão, e as consequências seriam danos irreparáveis. O membro aparentemente mais “insignificante” da igreja é uma parte essencial do corpo de Cristo e recebeu o dom do Espírito Santo. Para Deus, todos são importantes e úteis. Quando dedicamos totalmente os nossos dons a Deus, cada um de nós pode fazer uma diferença eterna.

Embora seja talentoso, em que coisas não é assim tão bom, enquanto outros na igreja o são? Isso ajuda-o a manter-se em atitude de humildade?

Segunda-feira, 03 de Agosto

Deus: o Doador de Todos os Dons

De acordo com 1 Coríntios 12:11, 18, Efésios 4:7, 8 e Tiago 1:17, Deus é o originador de todas as dádivas, e “todo dom perfeito” vem Dele. Portanto, podemos ter a certeza de que Ele nos concederá os dons do Espírito Santo mais adequados à nossa personalidade e usará da melhor maneira as nossas habilidades para servir à Sua causa e glorificar o Seu nome.

2. Leia Marcos 13:34 e 1 Coríntios 12:11. A quem concede Deus dons espirituais?

Deus tem uma tarefa especial para cada um na obra de partilhar o evangelho. Na parábola do proprietário que deixa a casa aos cuidados dos seus servos, ele dá-lhes o trabalho designado (Marcos 13:34). Há uma tarefa para cada um, e Deus concede dons espirituais a todos, para que realizem a tarefa ou ministério a que são chamados. Quando entregamos a vida a Cristo e, através do baptismo, nos tornamos membros do Seu corpo (a igreja), o Espírito concede dons para que sirvamos ao corpo e testemunhemos ao mundo.

Em 1903, Ellen G. White escreveu uma carta a certo homem para o encorajar a usar no serviço os dons que Deus lhe tinha concedido. “Somos todos membros da família de Deus; a todos nós, em maior ou menor grau, foram confiados talentos dados por Deus, e somos responsáveis por sua utilização. Seja o nosso talento grande ou pequeno, devemos usá-lo no serviço de Deus e reconhecer o direito de todos os outros de usar os dons que lhes são confiados. Nunca devemos menosprezar o menor capital físico, intelectual ou espiritual” (Carta 260, 2 de dezembro de 1903).

3. Leia Atos 10:36-38, Mateus 3:16-18 e Atos 2:38-42. O que revelam estes textos sobre a promessa do Espírito Santo no baptismo?

Assim como Jesus foi ungido com o Espírito Santo no Seu batismo para O preparar e habilitar plenamente para o Seu ministério no mundo, cada um de nós tem a promessa do Espírito Santo no batismo. Deus deseja que estejamos certos de que Ele cumpre a Sua Palavra e concede dons 
espirituais para abençoar a Sua igreja e o mundo.

Terça-feira, 04 de Agosto

O Propósito dos Dons Espirituais

4. Leia 1 Coríntios 12:7 e Efésios 4:11-16. Porque concede Deus dons espirituais a cada cristão? Quais são os propósitos destes dons?

Os dons espirituais servem vários propósitos. Deus concede-os para nutrir e fortalecer a Sua igreja para cumprir o Seu ministério. Eles foram designados para desenvolver uma igreja unificada, pronta para cumprir a Sua missão no mundo. Os escritores bíblicos deram-nos exemplos de dons espirituais que Deus concede à Sua igreja, como ministério, serviço, proclamação, ensino, encorajamento e doação. Eles também falaram sobre os dons da hospitalidade, misericórdia, assistência e alegria, entre outros. Para uma lista mais completa, leia Romanos 12 e 1 Coríntios 12.

Pode-se estar a perguntar sobre a relação entre dons espirituais e talentos naturais. Os dons espirituais são qualidades divinamente comunicadas pelo Espírito Santo a cada cristão para o habilitar para o seu ­ministério especial na igreja e serviço ao mundo. Eles também podem incluir talentos naturais santificados pelo Espírito Santo e usados no serviço de Cristo. Todos os talentos naturais são dados por Deus, mas nem todos são usados no serviço de Cristo.

“Os dons especiais do Espírito não são os únicos talentos representados na parábola. Esta inclui todos os dons e talentos, originais ou adquiridos, naturais ou espirituais. Todos devem ser empregados no serviço de Cristo. Tornando-nos discípulos Dele, rendemo-nos a Ele com tudo o que somos e temos. Ele nos devolve, então, essas dádivas purificadas e enobrecidas para que as utilizemos para a Sua glória em abençoar os nossos semelhantes” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 328).

Além disso, Deus estabeleceu dons especiais, como o dom de profecia e ofícios específicos na igreja, incluindo pastores e anciãos, que são professores no corpo de Cristo para nutrir e habilitar cada membro para o serviço (veja Efésios 4:11, 12). A função de toda a liderança da igreja é ajudar os membros a descobrir os seus dons espirituais e ensiná-los a usá-los para edificar o corpo de Cristo.

Quais são os seus talentos naturais que, por mais úteis e benéficos que sejam num ambiente secular, também podem ser uma bênção para a igreja?

Quarta-feira, 05 de Agosto

Descobrindo os Dons

5. Compare 1 Coríntios 1:4-9 com 2 Coríntios 1:20-22. O que revelam estas passagens sobre as promessas de Deus, especialmente sobre os dons espirituais antes da segunda vinda de Cristo?

Deus promete que a Sua igreja manifestará todos os dons do Espírito Santo pouco antes do retorno do nosso Senhor. As Suas promessas são certas. Ele deu-nos o testemunho do Espírito Santo no nosso coração para guiar cada um de nós a uma compreensão dos dons que Ele nos concedeu. Deus é quem dá os dons e mediante o Seu Espírito revela-os a nós.

6. Leia Lucas 11:13, Tiago 1:5 e Mateus 7:7. Se desejamos descobrir os dons que Deus deu a cada um de nós, o que nos convida Ele a fazer?

Recebemos os dons do Espírito ao nos consagrarmos a Deus e pedirmos que Ele nos revele os dons que nos deu. Quando o nosso coração é esvaziado de glória pessoal e a nossa prioridade é servir a Jesus, o Seu Espírito impressiona-nos com os dons espirituais que Ele tem para nós. “Somente quando os discípulos se renderam plenamente à Sua atuação em fé e súplicas foi derramado sobre eles o Espírito Santo. Então os bens do Céu foram concedidos aos seguidores de Cristo em sentido especial [...]. Esses dons já são nossos em Cristo, mas a posse real depende de nossa recepção do Espírito de Deus” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 327).

Os dons espirituais (veja 1 Coríntios 12:4-6) são qualidades transmitidas por Deus para que O possamos servir efetivamente. Os ministérios são as áreas gerais em que podemos expressar os nossos dons, e as atividades são os eventos específicos que nos permitem usá-los. Os dons espirituais não vêm completamente desenvolvidos. Quando o Espírito Santo o impressionar com alguma área de serviço, ore para que Ele o guie a um ministério específico para exercitar o seu dom através duma atividade de evangelismo.

Quais são os seus dons específicos e, mais importante, como pode aperfeiçoá-los para o serviço do Senhor?

Quinta-feira, 06 de Agosto

Desenvolvendo os Dons

7. Leia a parábola dos talentos, em Mateus 25:14-30. Que pensamento mais significativo se destaca nesta história? Porque foram os dois primeiros servos elogiados por Deus e o último servo, condenado? O que revela esta parábola sobre o uso dos nossos talentos? Observe especialmente Mateus 25:29.

O mestre deu a cada servo talentos de acordo com a “própria capacidade” deles (Mateus 25:15). Cada indivíduo recebeu uma quantia diferente. Um recebeu cinco talentos, outro dois, e o terceiro, um. Cada servo teve a possibilidade de escolher como investir ou usar os talentos que lhes foram dados. A parábola tem um ponto crucial: os talentos que eles receberam não eram deles. Pertenciam a outra pessoa que lhes tinha dado a incumbência de os administrar.

A preocupação do mestre não era quem tinha talentos superiores ou inferiores. O importante não era quantos talentos cada um tinha. O essencial era saber o que cada um tinha feito com o que tinha recebido.

Paulo abordou a questão desta maneira: “Se há boa vontade, será aceita conforme o que o homem tem e não segundo o que ele não tem” (2 Coríntios 8:12). Para Deus, o que importa não é tanto o que tem, mas o que faz com o que tem.

Deus elogiou os dois primeiros servos porque eles foram fiéis no uso dos seus talentos. Os talentos deles desenvolveram-se com o uso. O servo “mau” não usou os recursos que o mestre lhe tinha concedido, e eles não se desenvolveram. É uma verdade eterna que “a lei de servir torna-se o vínculo que nos liga a Deus e ao nosso semelhante” (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, p. 326). O servo infiel desperdiçou a sua oportunidade de servir e acabou por perder a capacidade de servir.

Quando usamos os dons que Deus nos deu para a glória do Seu nome, eles se expandirão e crescerão. Como podemos descobrir os dons que Deus nos concedeu? Humildemente, ore para que Ele revele as áreas em que deseja que sirva no ministério. Quando Ele impressionar a sua mente, envolva-se. Os seus dons desenvolver-se-ão à medida que os usar, e por isso encontrará satisfação no serviço do Senhor.

Pense nesta parábola e aplique-a à sua vida. O que está a fazer com o que recebeu de Deus? (Lembre-se: tudo o que tem é dom de Deus).

Sexta-feira, 07 de Agosto

Estudo Adicional

Texto de Ellen G. White: Parábolas de Jesus, p. 325-365 (“Como Enriquecer a Personalidade”).

A compreensão correcta do ensino bíblico acerca dos dons espirituais traz unidade à igreja. O reconhecimento de que cada um de nós é um membro valioso e necessário ao corpo de Cristo é um pensamento unificador. Todo o membro da igreja é importante para o cumprimento da missão de Cristo. Cada um foi dotado para o serviço.

“A todos é dada uma obra a fazer pelo Mestre. A cada um dos Seus servos são concedidos dons especiais ou talentos. ‘A um deu cinco talentos, e a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade’ (Mateus 25:15). Cada servo tem algum legado pelo qual é responsável, e os vários legados são proporcionais às nossas várias habilidades. Distribuindo os Seus dons, Deus não agiu com parcialidade. Ele distribuiu os talentos de acordo com as aptidões conhecidas dos Seus servos e espera retorno correspondente” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 2, p. 282).

Lembre-se também de que os dons do Espírito são dados para a glória de Deus, não para a nossa. Deus concedeu-os para exaltar o Seu nome e para o avanço da Sua causa.

Perguntas para consideração:

1. Cada um de nós recebeu dons de Deus. Que implicações práticas tem isto para a sua igreja? Que diferença isto faz no envolvimento de cada membro no serviço?

2. Partilhe com a classe da Escola Sabatina como os dons de outros membros o abençoaram. Partilhe de que modo descobriu os seus dons espirituais. Quais são eles e como os usa para abençoar os outros?

3. A lição destacou que os nossos dons crescem à medida que os usamos. Reflita sobre a sua vida. Que dons se expandiram quando os usou para a glória do nome de Deus? É fiel ao que Deus lhe concedeu?