31.8.20

Pequenos Grupos: Uma Ideia Divina

Domingo, 30 de Agosto


1. Leia Génesis 1:1, 2, 26, Hebreus 1:1, 2 e Efésios 3:8, 9. Como é que estes versos revelam a unidade da Divindade?

O Pai, o Filho e o Espírito Santo participaram na criação. Cada um Deles teve tarefas diferentes, mas trabalharam numa união indivisível. O Pai foi o Mestre Planejador, o Arquitecto. Ele executou os Seus planos através de Jesus, o Agente da criação em harmonia com o Espírito Santo. Um ato sobrenatural tão poderoso como este está além da nossa compreensão. O que entendemos claramente não é apenas a realidade do mundo criado e do Universo, mas que o próprio Deus fez tudo isto (veja Romanos 1:18-20).

Os pequenos grupos foram uma ideia divina. Embora devamos ter cuidado ao usar analogias em relação a aspectos misteriosos de Deus, façamos aqui uma comparação: o Pai, o Filho e o Espírito Santo formaram o primeiro grupo a atuar de modo integrado na história da salvação. Eles participaram na criação da humanidade e na sua redenção após a queda.

2. Compare João 10:17, 18 com Romanos 8:11 e 1 Coríntios 15:15. Como é que a ressurreição de Cristo demonstra a unidade do Pai, Filho e Espírito Santo no plano de salvação?

O Pai, o Filho e o Espírito Santo estão unidos num “pequeno grupo” com o propósito expresso de redimir a humanidade. “O plano da salvação fez parte dos conselhos do Infinito desde toda a eternidade.” (Ellen G. White, Fundamentos da Educação Cristã, p. 186). Não há nada mais importante para Deus do que salvar o maior número possível de pessoas (1 Timóteo 2:4; 2 Pedro 3:9). Conforme vamos estudar na lição desta semana, os pequenos grupos podem ter vários propósitos, mas o seu objectivo principal é ganhar pessoas perdidas para Jesus. Isto é, ao trabalharmos em pequenos grupos, podemos ajudar não apenas a nós mesmos, mas também aos outros. Ou seja, o objectivo supremo dos pequenos grupos deve ser ganhar pessoas.

A unidade de Deus é um mistério. Podemos, então, confiar no que não entendemos completamente? Porque é que este princípio é tão importante para os cristãos quando se trata da fé?