11.8.20

Os Benefícios de Estudar a Palavra de Deus

Terça-feira, 11 de Agosto


Existem vários benefícios de estudar a Bíblia. Pedro disse que, pelas promessas das Escrituras, tornamo-nos “participantes da natureza divina” (2 Pedro 1:4). Tiago falou da palavra “enxertada” nos cristãos, “a qual pode salvar a [nossa] alma” (Tiago 1:21). Paulo acrescentou que a “palavra da sua graça [...] tem poder para [nos] edificar e dar herança entre todos os que são santificados” (Atos 20:32). A Bíblia tem um propósito redentivo. Ao vermos Jesus em todas as Escrituras, somos transformados. Ao contemplá-Lo na Sua Palavra, tornamo-nos como Ele (2 Coríntios 3:18). “É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação, nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se.” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 555).

3. Leia 2 Timóteo 3:14-17 e João 17:14-17. Que benefícios adicionais surgem do estudo da Palavra de Deus?

Ao escrever para o seu jovem companheiro Timóteo, Paulo pediu que ele fosse fiel às Escrituras e partilhou os benefícios de estudar a Palavra inspirada. De acordo com Paulo, a Bíblia é “útil para o ensino”. Ela revela a verdade e expõe os erros. Ela descreve o plano de Deus para a humanidade, reprova os nossos pecados, corrige os nossos pensamentos errados e instrui-nos na justiça. As Escrituras revelam a justiça de Cristo. Elas levam-nos da insensatez da nossa pecaminosidade à beleza da Sua justiça. Quando vemos o amor altruísta de Jesus em contraste com o nosso egocentrismo, ficamos maravilhados. Ao contemplarmos nas Escrituras a profundidade da Sua compaixão e cuidado, a nossa vida é transformada. Quando partilhamos a Sua Palavra, as pessoas também são transformadas radicalmente. Ao contemplarmos Jesus na Sua Palavra, tornamo-nos mais semelhantes a Ele. Testemunhar não é partilhar o que pensamos, nem mesmo o que acreditamos. É espalhar as verdades eternas encontradas na Palavra de Deus. Quando a Bíblia abençoa a nossa vida, temos credibilidade para dizer aos outros de que maneira ela também pode abençoar a vida deles.

Pense num momento de dificuldade que enfrentou e como a Palavra de Deus provou ser uma força na sua vida. O que aprendeu com essa experiência?