10.8.20

O Poder Criador da Palavra de Deus

Segunda-feira, 10 de Agosto


2. Compare Hebreus 1:1-3; 4:12 e Salmos 33:6, 9. O que revelam estas passagens sobre o poder da Palavra de Deus?

A Palavra de Deus é viva. Ela tem o poder de fazer as coisas que ela declara. As palavras humanas podem falar do que existe, mas Deus fala de coisas que ainda não foram feitas e, depois, cria-as pelo poder da Sua palavra. A Palavra de Deus é criadora. A Palavra audível que procede da Sua boca tem o poder de criar tudo o que proclama.

Na história da criação relatada em Génesis 1, a expressão “disse Deus” é usada repetidamente (Génesis 1:3, 6, 11, 14, 20, 24, 26, 29). As palavras declarativas de Deus tinham tanto poder que, quando Ele falou, a terra seca apareceu, as plantas brotaram, as flores desabrocharam, as árvores frutíferas floresceram e os animais surgiram.

Há uma palavra hebraica impressionante utilizada em Génesis 1 para designar a atividade criativa de Deus. É a palavra bara. Nesta forma específica, ela é usada para a acção de Deus de criar algo do nada. O verbo é usado apenas quando Deus é o sujeito. Isto é, apenas Deus pode executar a acção da palavra bara, e Ele o faz mediante o poder da Sua palavra falada. Deus não criou apenas este mundo pelo poder da Sua palavra, mas também o sustenta e mantém através dela. O mesmo poder que está na Palavra falada de Deus está na Sua palavra escrita. O mesmo Espírito Santo que actuou na criação também actuou na inspiração das Escrituras. Ele está presente quando lemos a Bíblia ou a partilhamos. Há um poder criador, doador e transformador de vida na Palavra de Deus. “A energia criadora que trouxe os mundos à existência está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder e gera vida. Cada ordenança é uma promessa; quando é aceita voluntariamente e recebida no coração, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, restaurando-a à imagem de Deus” (Ellen G. White, Educação, p. 126).

Ao entendermos as maravilhosas promessas encontradas na Palavra de Deus, a nossa vida é transformada e, à medida que ajudamos outras pessoas a compreendê-las, o Espírito Santo também transforma a vida delas.

Imagine: Deus falou e tudo se fez. Como podemos entender o que isto significa? O que nos revela esta incrível realidade sobre o Seu poder? Porque é que esta verdade sobre o poder criativo de Deus nos deve confortar?