26.8.20

O Fundamento da Aceitação

Quarta-feira, 26 de Agosto


5. Leia Romanos 15:7 e Efésios 4:32. Como descreveria o fundamento de toda a aceitação? Qual é a essência de uma atitude de aceitação?

Nestas duas passagens, o apóstolo Paulo apresentou os princípios que fundamentam a nossa aceitação dos outros. Visto que Cristo perdoou e aceitou cada um de nós, como nos podemos recusar a perdoar e aceitar uns aos outros? Na verdade, precisamente porque Jesus nos recebeu podemos receber uns aos outros, apesar das falhas deles.

Pense bem no que isto significa. Pense em si mesmo, nas coisas que tem feito e contra as quais ainda pode estar a lutar – coisas que talvez só você saiba, que ficaria aterrorizado se os outros também soubessem.

Pela fé, é aceito em Cristo, que conhece todas as coisas das quais os outros talvez nada saibam. Certamente, Ele sabe de tudo; no entanto, aceita-o de maneira incondicional, não por causa da sua bondade, mas por causa da bondade Dele.

Qual deve ser então a sua atitude em relação às outras pessoas?

Eis um conceito difícil de compreender. A aceitação genuína significa que acolhemos as pessoas como elas são, com todos os seus hábitos pecaminosos, porque elas são seres humanos criados à imagem de Deus. Visto que Cristo morreu por nós “sendo nós ainda pecadores” e o facto de termos sido “reconciliados com Deus” quando éramos os Seus inimigos, podemos perdoar e aceitar os outros. O Seu amor por nós torna-se o próprio fundamento da nossa aceitação e perdão das outras pessoas (Romanos 5:6-10).

Porém, uma vez que um relacionamento de aceitação e cuidado tenha sido estabelecido, muitas vezes é necessário confrontar o outro indivíduo amorosamente com as verdades das Escrituras. Deixar de fazer isto é deixar de amar. Como amigos, importamos-nos a ponto de partilhar com as pessoas a quem amamos verdades eternas que transformam a vida.

A atitude de Jesus não foi: “Faça o que quiser. Está tudo bem. Eu ainda o aceito”. A Sua atitude era, em vez disto, “Não importa o que tenha feito, estou disposto a perdoá-lo e a conceder-lhe poder para mudar”. A verdade bíblica apresentada humildemente no espírito de Cristo, com uma atitude de amor, ganha corações e transforma vidas.

É possível aceitar um indivíduo sem aceitar o comportamento pecaminoso dele? Como podemos acolher as pessoas e ao mesmo tempo não desculpar nem tolerar o pecado?