24.8.20

Mudança de Atitude

Segunda-feira, 24 de Agosto


As nossas atitudes determinam muitas vezes a nossa capacidade de influenciar os outros. Uma atitude dura, crítica e inamistosa vai afastar as pessoas de nós, e mesmo que sejamos capazes de testemunhar, as nossas palavras, por mais verdadeiras que sejam, muito provavelmente não serão recebidas.

Em contraste com isto, uma atitude positiva e uma crença nas pessoas atraem-nas a nós. Isto cria um vínculo de amizade. Jesus afirmou este princípio de maneira bela quando disse: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15:15). Apesar das suas fraquezas e erros, os amigos aceitam-se e partilham livremente as suas alegrias e tristezas.

3. Leia Mateus 15:21-28 e Marcos 14:6-9. Estes textos descrevem duas mulheres em circunstâncias amplamente diferentes. Jesus parece ser duro com uma delas e gentil com a outra. Qual é o indício de que Jesus estava a alcançar com Sua graça salvadora tanto uma como a outra e a construir confiança?

A mulher em Mateus 15 era cananeia. Jesus recusou intencionalmente o pedido dela de início para que, à medida que ela persistisse, a sua fé crescesse. Ele concedeu finalmente o desejo dela e depois fez uma declaração surpreendente que um líder religioso da Judeia daquela época jamais faria a uma pobre mulher cananeia. Ele disse publicamente: “Ó mulher, grande é a tua fé!” (Mateus 15:28). Ele fez um dos maiores elogios que nenhum mestre religioso poderia fazer. Imagina como o coração dela se alegrou e a sua vida mudou?

Já a mulher que ungiu os pés de Jesus com perfume caro era judia – uma mulher de má reputação, que tinha falhado muito e pecado com frequência, mas tinha sido perdoada e transformada. Quando outros a criticaram, Jesus elogiou-a e aprovou as suas ações. Ele declarou: “em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.” (Marcos 14:9).

Considerando as duas histórias que lemos, quais são os elementos essenciais de uma atitude positiva para conquistar pessoas para Cristo? Que mudanças precisa fazer na sua atitude, não apenas para o testemunho, mas para a vida em geral?