27.8.20

Equilíbrio Entre Verdade e Amor

Quinta-feira, 27 de Agosto


Jesus não deixou de apresentar a verdade “por causa do amor”, porque isso não seria amor. O amor busca sempre o melhor para o outro. Não há ­conflito entre amor e verdade. A verdade apresentada com humildade e bondade é uma declaração de amor. Jesus disse: “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6). Ele é o único caminho de salvação (Atos 4:12). A Sua graça salva-nos para que possamos conhecer a Sua verdade e viver a Sua vida. A verdade sem amor leva a um legalismo asfixiante, que sufoca a vida espiritual. O chamado “amor” sem verdade leva ao sentimentalismo tolerante, sem consistência, deixando o indivíduo à deriva num mar de incertezas. A verdade apresentada com amor leva a uma experiência cristã genuína que dá direção, propósito e certeza.

6. Leia 1 Pedro 3:15, 2 Timóteo 4:2 e Tito 3:4, 5. Que expressões revelam nesses versos o equilíbrio entre apresentar a verdade bíblica e um espírito humilde e acolhedor?

Os escritores do Novo Testamento nunca enfatizaram o amor acima da verdade. Eles reuniram belamente amor e verdade, graça e Lei, compaixão e honestidade. Pedro exortou os irmãos: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15). Noutras palavras, precisa saber em que crê, por que razão crê e ser capaz de explicar aos outros. Isso não significa que tenha todas as respostas nem que deve convencer as pessoas das suas crenças. Significa apenas que, com “mansidão e temor”, isto é, com humildade e senso da grandeza das questões em jogo, pode explicar e defender a sua fé.

Paulo aconselhou ao seu jovem discípulo Timóteo: “que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (2 Timóteo 4:2). Ele lembrou Tito de que a bondade e o amor de Deus salvaram aqueles que renasceram Nele (Tito 3:5).

Também somos chamados a apresentar a verdade com amor, mansidão e humildade. O Senhor convida-nos a unir-nos a Ele, partilhando com atitudes que demonstram aceitação a Sua mensagem dos últimos dias ao mundo que morre sem Cristo.

Se alguém lhe perguntasse: “Por que é cristão?”, como responderia e porquê?