25.8.20

Apresentando a Verdade com Amor

Terça-feira, 25 de Agosto


Apenas amizade não ganha pessoas para Cristo. Podemos ter muitos amigos, pessoas com as quais gostamos de estar e que gostam de estar connosco, mas se nunca lhes dissermos o que Jesus significa para nós e como Ele mudou a nossa vida, a nossa amizade pode fazer pouca diferença eterna. Evidentemente, podemos ser pessoas agradáveis e divertidas, mas Deus chama-nos para ser mais do que isso. Somente a amizade não levará pessoas a Cristo, mas certamente atitudes inamistosas podem afastar pessoas do Senhor.

O apóstolo Paulo lembra-nos que devemos seguir “a verdade em amor” (Efésios 4:15). Os laços de amizade são construídos quando concordamos com as pessoas o máximo possível, demonstramos aceitação e as elogiamos quando é apropriado. Como é importante criar o hábito de buscar o bem nas pessoas em oposição ao mal!

4. Leia 2 Tessalonicenses 1:1-4. Liste os elogios específicos que Paulo fez aos tessalonicenses:

Parece que alguns gostam de buscar o erro nas outras pessoas. Sentem prazer quando encontram algo que alguém não fez correctamente e isto faz com que se sintam melhores consigo mesmos.

O apóstolo Paulo fazia o contrário. Ele procurava o que era positivo nas igrejas às quais ministrava. Certamente ele reprovava o erro e não tolerava o pecado, mas o seu foco era edificar as igrejas que tinha estabelecido. Uma das maneiras como ele fazia isto era destacar o que elas faziam correctamente.

A declaração de Ellen G. White sobre a importância de relacionamentos positivos é notável: “Se nos humilhássemos perante Deus e fôssemos bondosos e corteses, compassivos e piedosos, haveria uma centena de conversões à verdade onde agora há apenas uma” (Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 189).

Reflicta sobre a declaração acima por um momento. O que significaria para a sua igreja se bondade, cortesia, compaixão e piedade transbordassem do coração de cada membro? Como seria uma igreja assim? Examine o seu coração e pergunte a si mesmo como poderia melhorar nesta área.