17.8.20

A atitude de Jesus em relação às pessoas

Domingo, 16 de Agosto


Jesus procurava sempre o bem nos outros. Ele extraía o melhor das pessoas. Uma das críticas feitas pelos líderes religiosos dos Seus dias era que Ele recebia pecadores e comia com eles (Lucas 15:2). Eles estavam preocupados porque Ele tinha comunhão com “os ímpios”. A visão deles sobre religião era mais de alienação do que de envolvimento. Aqueles homens ficaram surpresos quando Jesus disse acerca de Si mesmo: “não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mateus 9:13).

A religião dos escribas, fariseus e saduceus era “evitar”. Eles pensavam: “Faça tudo o que puder para evitar ser contaminado pelo pecado”. Os ensinamentos de Jesus eram dramaticamente diferentes. Ele veio a este mundo tenebroso para o redimir, não para o evitar. Ele é a “luz do mundo” (João 8:12).

1. Leia Mateus 5:13, 14. Quais foram as duas ilustrações que Jesus usou para descrever os Seus seguidores? Na sua opinião, porque é que Ele usou estas ilustrações específicas? Veja também João 1:9; 12:46, Filipenses 2:15.

O sal era um dos recursos mais importantes do mundo antigo. Era extremamente valioso e, às vezes, as legiões romanas usavam-no como moeda. Era um símbolo de grande riqueza. Também era usado para preservar os alimentos e dar-lhes sabor. Quando Jesus usou a ilustração do sal para simbolizar os Seus seguidores, Ele estava a dizer que a verdadeira riqueza do mundo não são as pessoas mais poderosas e ricas. A verdadeira riqueza do mundo são cristãos comprometidos, que fazem a diferença em prol do reino de Deus. Os seus atos amorosos de serviço altruísta preservam a bondade do mundo e dão sabor à sua atmosfera.

A segunda ilustração que Jesus usou em Mateus 5:14 foi a da “luz do mundo”. A luz não evita as trevas nem se separa delas. Ela brilha na escuridão e penetra-a, tornando-a luz. Os seguidores de Jesus devem entrar nas trevas deste mundo nos seus bairros, aldeias, vilas e cidades para os iluminar com a glória de Deus.

Depois de considerar as palavras de Jesus em João 17:15-18, como devemos entender a ideia de separação do mundo e a ideia de o evitar? Elas são a mesma coisa? O que quis ­Jesus dizer quando orou para que os Seus seguidores estivessem no mundo, mas não fossem do mundo? Como podemos fazer isso?