31.7.20

Uma Igreja Capacitada

Segunda-feira, 27 de Julho


O livro de Atos tem sido chamado correctamente “Atos do Espírito Santo”. Ele é uma aventura emocionante relacionada com o testemunho, a proclamação evangelística e o crescimento da igreja. O livro de Atos é a história de cristãos consagrados, cheios do Espírito Santo, impactando o mundo a favor de Cristo. Eles foram completamente dependentes do Espírito Santo para alcançar resultados milagrosos. A história deles é um exemplo do que o Espírito Santo pode fazer através de homens e mulheres totalmente consagrados a Ele.

2. Leia Atos 2:41, 42; 4:4, 31; 5:14, 42; 6:7; 16:5. O que o impressiona mais nestas passagens? Que mensagem desejava Lucas, o autor de Atos, partilhar ao registar um crescimento tão rápido?

A intenção de Lucas ao escrever o livro de Atos era partilhar com cada leitor o ministério do Espírito Santo na igreja primitiva.

Observe também que ele não hesitou em usar números para medir a atuação do Espírito no primeiro século. Isto é, ele estava a contar baptismos. Em Atos 2:41, Lucas destacou o facto de que três mil pessoas foram baptizadas num único dia num só local. Em Atos 4:4, ele falou em cinco mil pessoas baptizadas. Em Atos 5:14, multidões uniram-se ao Senhor e foram baptizadas.

Quer fosse uma única pessoa como Lídia, o carcereiro de Filipos, uma escrava possuída por demónios ou o eunuco etíope, Lucas percebeu e registou a atuação do Espírito Santo no coração das pessoas. O ponto importante aqui é que, detrás dos grandes números, estavam indivíduos; cada um era um filho de Deus por quem Jesus Cristo tinha morrido. Certamente, gostamos de grandes números, mas, no fim, testemunhar é geralmente um esforço individual, de coração a coração.

Para facilitar o rápido crescimento da igreja do Novo Testamento, foram plantadas novas igrejas. Uma das razões pelas quais a igreja primitiva cresceu tão rapidamente é que ela era constantemente renovada através da plantação de igrejas. Que mensagem importante para nós hoje!

O foco da igreja do Novo Testamento era a missão. Como podemos assegurar que a missão esteja sempre no centro de tudo o que fazemos?