10.7.20

Proclamar o Cristo ressuscitado

Segunda-feira, 06 de Julho


Era domingo de manhã bem cedo, e as duas Marias foram à pressa ao túmulo de Cristo. Elas não Lhe iam pedir nada. O que lhes poderia dar um Homem morto? Na última vez que O tinham visto, o Seu corpo estava ensanguentado, magoado e enfraquecido. As cenas da cruz estavam profundamente gravadas na mente daquelas mulheres. Agora elas estavam simplesmente a cumprir o seu dever. Com tristeza, foram ao túmulo para embalsamar o corpo de Jesus. As sombras deprimentes do desânimo engoliam a sua vida na escuridão do desespero. O futuro era incerto e oferecia pouca esperança.

Quando chegaram ao túmulo, ficaram surpresas ao encontrá-lo vazio. Mateus registou os eventos daquela manhã da ressurreição com estas palavras: “Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito.” (Mateus 28:5, 6).

As mulheres agora estavam a transbordar de alegria. As nuvens escuras de tristeza desapareceram na luz do Sol da manhã da ressurreição. A triste noite daquelas mulheres tinha terminado. A alegria agraciava o seu semblante, e as suas lágrimas de lamento davam lugar a canções de regozijo.

2. Leia Marcos 16:1-11. Qual foi a reação de Maria quando descobriu que Cristo tinha ressuscitado dos mortos?

Depois de Maria ter encontrado o Cristo ressurrecto, ela correu para contar a história. Boas notícias devem ser partilhadas, e ela não podia ficar calada. Cristo estava vivo! O Seu túmulo estava vazio, e o mundo devia saber disso! Depois de encontrarmos o Cristo ressurrecto ao longo da estrada da vida, também precisamos correr para contar a história!

É igualmente impressionante que, apesar de todas as vezes que Jesus lhes tinha dito o que ia acontecer (que Ele morreria e ressuscitaria), os discípulos, os que Jesus escolheu especificamente, se tenham recusado a acreditar no testemunho de Maria. “E, ouvindo eles que Jesus vivia e que tinha sido visto por ela, não o creram.” (Marcos 16:11). Portanto, se os próprios discípulos de Jesus não acreditaram imediatamente, não devemos ficar surpresos se outros não aceitarem de imediato as nossas palavras.

Já alguém rejeitou o seu testemunho? Como reagiu e o que aprendeu com essa experiência?