22.7.20

Poderes Invisíveis em Acção

Quarta-feira, 22 de Julho


A oração de intercessão é uma arma poderosa na batalha entre o bem e o mal à qual chamamos “o grande conflito”. Uma das revelações mais claras desta luta está em Daniel 10.

Deve-se lembrar que o profeta Jeremias tinha predito que os judeus ficariam em cativeiro babilónico durante 70 anos. No fim da vida de Daniel, este período estava a chegar ao fim. Em 539 a.C., Babilónia foi conquistada pelos medos e os persas. Então, uma parte do povo voltou para Jerusalém.

No entanto, o profeta estava preocupado com a oposição severa que os judeus estavam a sofrer em relação à reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém. Daniel jejuou e orou durante três semanas. Ele intercedeu fervorosamente pelo seu povo. No final deste período, um ser glorioso angelical apareceu-lhe.

6. Leia Daniel 10:10-14. Quando é que as orações de Daniel foram ouvidas e o que é que atrasou temporariamente a resposta divina?

Quem era o príncipe do reino da Pérsia? Certamente não era Ciro, o rei do Império Persa. É mais provável que a expressão “o príncipe do reino da Pérsia” represente Satanás. Jesus chamou-o “príncipe do mundo” (João 12:31; 14:30). Paulo chamou-o “o príncipe das potestades do ar” (Efésios 2:2). Se o príncipe da Pérsia representa Satanás, quem é Miguel? O termo Miguel é usado cinco vezes na Bíblia (Apocalipse 12:7; Judas 9; Daniel 10:13, 21; 12:1). Um estudo destas passagens revela que Miguel (que significa “Quem é como Deus”) é outro termo para descrever Jesus como o Comandante de todos os anjos em combate directo contra Satanás. Cristo é o eterno Filho de Deus, preexistente, onipotente e divino. Uma das Suas funções como Comandante dos anjos é derrotar e finalmente destruir Satanás.

Daniel 10 afasta a cortina e revela esta luta entre o bem e o mal. Enquanto Daniel orava, Miguel, o Todo-Poderoso Jesus, desceu do Céu para derrotar as forças do inferno. Embora às vezes não o vejamos, Cristo atua para responder também às nossas orações de intercessão. Ele é um Salvador poderoso. Nenhuma das nossas orações passa despercebida.

Como vê a realidade do grande conflito na sua vida? O que lhe revela esta batalha sobre as escolhas que precisa fazer?