31.7.20

O Poder Transformador do Espírito Santo

Quinta-feira, 30 de Julho


Um estudo cuidadoso do livro de Atos revela Deus, através do Seu Espírito, a fazer milagres na vida humana. O livro de Atos exemplifica a vitória do evangelho sobre preconceitos culturais, transformando hábitos duradouros e profundamente arraigados e ensinando à humanidade a graça e a verdade de Cristo. O Espírito Santo encontra pessoas onde elas estão, mas Ele não as deixa ali. Na Sua presença, elas são transformadas.

6. Leia Atos 16:11-15, 23-34; 17:33, 34; 18:8. Estas são apenas algumas histórias de conversão na Bíblia. O que nos ensinam estes relatos sobre o poder de Deus para mudar a vida de pessoas de diferentes origens?

Que variedade incrível de pessoas! Lídia era uma próspera empresária judia, e o carcereiro de Filipos era um funcionário público romano de classe média. O Espírito Santo pode alcançar todas as classes da sociedade. O Seu poder transformador atinge homens e mulheres, ricos e pobres, instruídos e incultos.

As duas últimas personagens da nossa lista são igualmente notáveis. Atos 17:34 refere-se à conversão de Dionísio, o areopagita. Os areopagitas atenienses faziam parte do conselho de juízes que julgavam casos no tribunal. Eles eram membros preeminentes e respeitados da sociedade grega.

Pelo poder do Espírito Santo, o ministério do apóstolo Paulo alcançou o escalão mais alto da sociedade. Crispo era o chefe da sinagoga judaica (Atos 18:8). Ele era um líder religioso imerso no pensamento judaico do Antigo Testamento, e o Espírito Santo entrou no seu coração e mudou a sua vida. Estes relatos de casos revelam que, ao testemunharmos de Cristo e partilharmos a Sua Palavra, o Espírito Santo fará coisas notáveis na vida das pessoas, de qualquer origem, cultura, educação e crença. Não podemos nem devemos fazer suposições sobre quem pode ou não ser alcançado. A nossa obra é testemunhar a todos os que entrarem no nosso caminho. O Senhor fará o restante.

A morte de Cristo foi universal; isto é, foi em benefício de todos os seres humanos. Porque nunca devemos supor que alguém tenha ultrapassado a esperança de salvação?