23.7.20

O Foco da Oração

Quinta-feira, 23 de Julho


Em toda a Bíblia, há uma ênfase na especificidade da oração, que não é um vago desejo do coração. Apresentamos a Deus pedidos específicos. Jesus orou especificamente pelos Seus discípulos. O apóstolo Paulo orou especificamente pelos cristãos efésios, filipenses e colossenses e pelos seus jovens colegas, como Timóteo, Tito e João Marcos.

7. Leia 1 Samuel 12:22-24 e Jó 16:21. O que têm em comum estas duas passagens? O que é que elas revelam sobre a oração de intercessão?

Tanto Samuel como Jó enfatizaram a necessidade de intercessão fervorosa, sincera e específica. As palavras de Samuel são bastante fortes: “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vós” (1 Samuel 12:23). Quase ouvimos o eco da oração de Samuel nas palavras de Jó: “Se alguém pudesse contender com Deus pelo homem, como o filho do homem pelo seu amigo!” (Jó 16:21). Suplicar a Deus por homens e mulheres que não conhecem a Cristo é a nossa obra.

8. Leia 1 João 5:14-16. O que acontece quando intercedemos pelos outros?

Quando oramos pelos outros, tornamo-nos um canal da bênção de Deus para eles. Ele derrama o rio da água da vida do trono do Céu através de nós para estas pessoas. O exército de Satanás treme ao som de uma fervorosa intercessão. Ellen G. White descreveu o poder da oração com estas palavras: “Satanás não suporta que se apele para seu poderoso Rival, pois teme e treme diante de Sua força e majestade. Ao som da fervorosa oração todo o exército de Satanás treme” (Testemunhos Para a Igreja, v. 1, p. 346). A oração conecta-nos com a Fonte do poder divino na luta por homens e mulheres perdidos.

Leia Mateus 18:18, 19. Qual é a relação desta passagem com a oração de intercessão? Este texto incentiva-nos a orar com outras pessoas pela salvação dos que não conhecem o Senhor?