31.7.20

O Espírito Santo e o Testemunho

Terça-feira, 28 de Julho


Em todo o livro de Atos, o Espírito Santo estava presente de forma poderosa. Ele ministrou aos cristãos e através deles enquanto eles testemunhavam de várias maneiras sobre o seu Senhor. Ele fortaleceu-os para que enfrentassem as provações e os desafios de testemunhar numa cultura hostil. Ele guiou-os às pessoas que buscavam sinceramente a verdade e preparou o coração das pessoas em cidades inteiras antes que os cristãos chegassem a esses locais. O Espírito Santo abriu portas de oportunidade com as quais aqueles cristãos nunca sonharam e deu poder às suas palavras e acções.

3. Leia Atos 7:55; 8:29; 11:15; 15:28, 29; 16:6-10. Em cada uma das experiências relatadas nestas passagens, como é que o Espírito Santo ministrou aos discípulos que testemunhavam? Noutras palavras, o que é que o Espírito Santo fez nestas situações?

O ministério diversificado do Espírito Santo no primeiro século foi realmente maravilhoso. As experiências mencionadas são apenas uma amostra da Sua atuação. Ele fortaleceu Estevão para que testemunhasse do Seu Senhor diante duma multidão implacável e descontrolada que o apedrejou até à morte. Ele guiou Filipe milagrosamente a um etíope influente, que buscava a verdade, para abrir o continente africano ao evangelho. Ele deu a Pedro um sinal de confirmação quando os cristãos gentios também receberam o dom do Espírito Santo. Ele uniu a igreja numa época em que ela se poderia facilmente ter dividido sobre da questão da circuncisão e, através do apóstolo Paulo, abriu todo o continente europeu à pregação do evangelho.

O Espírito Santo atuou na igreja do Novo Testamento e também está a atuar na vida da igreja hoje. Ele deseja nos capacitar, fortalecer, ensinar, guiar, unificar e enviar à missão mais importante do mundo, que é levar homens e mulheres a Jesus e à Sua verdade. Devemos lembrar-nos de que o Espírito ainda está ativo e a atuar hoje, exatamente como estava no tempo dos apóstolos e da igreja primitiva.

Como nos podemos tornar mais abertos e receptivos ao poder do Espírito Santo na nossa vida? Que escolhas nossas O habilitarão a atuar em nós e através de nós?