26.7.20

Jesus e a Promessa do Espírito Santo

Domingo, 26 de Julho


Com a promessa do Espírito Santo, Jesus respondeu à inquietação dos discípulos, que estavam a sofrer porque o Mestre ia deixá-los sós e voltar para o Céu. “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.” (João 16:7). A palavra grega para “consolador” é parakletos. Ela refere-se a “alguém que vem ao lado de” uma pessoa com o propósito de a ajudar. Uma das principais funções do Espírito Santo é estar ao lado dos cristãos para os capacitar e guiá-los no seu testemunho. Quando testemunhamos de Jesus, não estamos sozinhos. O Espírito Santo está ao nosso lado para nos guiar às pessoas que buscam com sinceridade a salvação. Ele prepara o coração delas antes de nós as encontrarmos. Ele guia as nossas palavras, traz convicção à mente dos pecadores que buscam o perdão e fortalece-os para corresponder à Sua influência.

1. Leia João 15:26, 27; 16:8. O que revelam estes versos sobre a função do Espírito Santo no testemunho?

O Espírito Santo testifica ou testemunha de Jesus. O Seu objetivo final é levar a Jesus o maior número possível de pessoas. A Sua missão é glorificar a Cristo. Nesta função, Ele convence os cristãos da sua responsabilidade de testemunhar. Ele abre os nossos olhos para que vejamos as possibilidades nas pessoas e atua nos bastidores para criar receptividade à mensagem do evangelho.

João declarou que Ele “convencerá o mundo do pecado” (João 16:8). Noutras palavras, Ele impressiona o coração das pessoas para gerar um profundo sentimento de alienação de Deus e a necessidade de arrependimento. Ele também convence o mundo “da justiça”. O Espírito Santo não revela apenas o pecado, mas instrui-nos na justiça. Ele revela a grandeza da justiça de Jesus em contraste com a nossa imundície. A função Dele não é apenas destacar o tamanho da nossa maldade, mas revelar a grande bondade, benignidade, compaixão e amor de Jesus e moldar-nos à Sua imagem.

Testemunhar é simplesmente cooperar com o Espírito Santo para glorificar Jesus. No poder do Espírito e sob a Sua orientação, testemunhamos do Cristo maravilhoso que transformou a nossa vida.

No nosso desejo de trabalhar pelas pessoas, porque é que nos devemos lembrar sempre de que não podemos converter ninguém, mas apenas o Espírito Santo o pode fazer?