14.7.20

Comece Onde Está

Terça-feira, 14 de Julho


Alguém disse, e com razão: “Na vida, o único lugar de onde devemos começar é onde estamos, porque não há outra opção”. Jesus enfatizou este princípio em Atos 1:8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”.

A mensagem de Jesus aos discípulos era clara demais para ser mal compreendida: comece onde está. Testemunhe onde Deus o colocou. Em vez de sonhar com melhores oportunidades, comece por aquelas ao seu redor. Veja com olhos divinos as possibilidades mais próximas de si!

Não precisa ser a pessoa mais instruída, a mais eloquente, a mais talentosa. Por mais úteis que alguns destes dons possam ser, se usados correctamente, no fim, tudo o que precisa é o seu amor a Deus e às pessoas. Se estiver disposto a testemunhar, Deus abrirá o caminho para si.

3. Leia João 1:40, 41; 6:5-11; 12:20-26. O que revelam estas passagens sobre a visão espiritual de André e a sua abordagem ao testemunho?

A experiência de André fala muito a nós. Ele começou com a sua família. Primeiro partilhou Cristo com o seu irmão Pedro. André desenvolveu um relacionamento cordial com um garotinho que depois providenciou para Jesus o material para um milagre. Além disso, ele soube exatamente o que fazer com os gregos. Em vez de debater teologia, ele sentiu a necessidade daqueles homens e apresentou-os a Jesus.

A arte de efetivamente ganhar pessoas é a arte de desenvolver relacionamentos positivos e amorosos. Pense nas pessoas mais próximas a si que podem não conhecer Jesus. Elas veem em si alguém compassivo e atencioso? Elas veem em si uma paz e um propósito pelo qual anseiam? A sua vida é uma propaganda a favor do evangelho? Fazemos amigos para Deus ao partilharmos Jesus. Eles tornam-se amigos cristãos e, por fim, ao partilharmos a verdade bíblica para o tempo do fim, eles também se podem tornar cristãos adventistas do sétimo dia.

Porque parece ser tão difícil levar os nossos familiares a Cristo? Já conseguiu partilhar ­Jesus com membros da família ou com amigos? Quais são os princípios úteis nessa tarefa?