11.6.20

Tipologia Como Profecia

Quinta-feira, 11 de Junho

Os símbolos das profecias apocalípticas, como os encontrados em Daniel e Apocalipse, têm um único cumprimento. Por exemplo, o bode cumpriu-se na Grécia, um reino singular (Daniel 8:21). Afinal de contas, o texto nomeou-o para nós! Poderia isto ser mais claro?

Contudo, a tipologia concentra-se em pessoas, eventos ou instituições reais do Antigo Testamento, fundamentados numa realidade histórica, mas que apontam para uma realidade maior no futuro. O uso da tipologia como método de interpretação remonta a Jesus e aos escritores do Novo Testamento e encontra-se até no Antigo Testamento. O único guia para reconhecer um tipo e antítipo é quando um escritor inspirado das Escrituras os identifica.

6. Leia 1 Coríntios 10:1-13. A que eventos na História se referiu Paulo quando admoestou a igreja de Corinto? Como se relaciona isto connosco hoje?

Paulo referiu-se à realidade histórica do Êxodo e desenvolveu uma tipologia com base na experiência dos antigos hebreus no deserto. Ele mostrou que Deus, que inspirou Moisés a registar estes eventos, tinha a intenção de que estas coisas fossem “exemplos para nós” (1 Coríntios 10:6), exortando, assim, o Israel espiritual a suportar a tentação enquanto vive nos últimos dias.

7. Leia as passagens abaixo e anote cada tipo e o seu cumprimento antitípico, conforme descritos por Jesus e pelos escritores do Novo Testamento:

Mateus 12:40
João 19:36
João 3:14, 15
Romanos 5:14
João 1:29

Em cada um destes casos, Jesus e os escritores do Novo Testamento aplicaram a interpretação de tipo e antítipo que permite que o significado profético se destaque. Desta maneira, eles apontam para um cumprimento maior da realidade histórica.

Pense no serviço do santuário terrestre, que funcionava como tipo do plano da salvação. O que ensina isto sobre a importância da mensagem do santuário para nós hoje?