14.6.20

Possíveis Razões Para Aparentes Contradições

Domingo, 14 de Junho

1. Leia 2 Timóteo 2:10-15. Paulo admoestou Timóteo a ser diligente e a manejar “bem a palavra da verdade”. Qual é a mensagem importante para nós neste texto?


Nenhum estudioso honesto das Escrituras negará o facto de que existem na Bíblia assuntos difíceis de entender. Isto não nos deve perturbar. De certa maneira, estas dificuldades devem ser esperadas. Afinal, somos seres imperfeitos e finitos, e não temos um conhecimento abrangente de todas as áreas do conhecimento, muito menos das verdades divinas. Portanto, quando o ser humano finito tenta entender a sabedoria infinita das Escrituras, haverá algum impedimento. Esta dificuldade, contudo, não prova de maneira nenhuma que as declarações da Bíblia sejam falsas.

Os que rejeitam o ensino bíblico da revelação e da inspiração divinas muitas vezes declaram que estas dificuldades são contradições e erros. Visto que, para eles, a Bíblia é mais ou menos um livro humano, eles acreditam que ela deve conter imperfeições e erros. Com esta mentalidade, muitas vezes não há tentativas sérias de procurar uma explicação que leve em consideração a unidade e confiabilidade das Escrituras como resultado da sua inspiração divina. As pessoas que começam a questionar as primeiras páginas das Escrituras (o relato da criação, por exemplo) podem em breve também ser levadas a colocar em dúvida e incerteza grande parte do restante das Escrituras.

Algumas discrepâncias nas Escrituras podem dar-se devido a pequenos erros de copistas ou tradutores. Ellen G. White afirmou: “Alguns nos olham seriamente e dizem: “Não acha que deve ter havido algum erro nos copistas ou da parte dos tradutores?” Tudo isso é provável, e a mente que for tão estreita que hesite e tropece nessa possibilidade ou probabilidade, estaria igualmente pronta a tropeçar nos mistérios da Palavra Inspirada, porque sua mente fraca não pode ver através dos desígnios de Deus. Sim, com a mesma facilidade tropeçariam em fatos simples que a mente comum aceita e em que discerne o Divino, e para quem as declarações de Deus são simples e belas, cheias de essência e riqueza. Mesmo todos os erros não causarão dificuldade a uma alma, nem farão tropeçar os pés de alguém que não fabrique dificuldades da mais simples verdade revelada” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 16.2).

Porque é tão importante nos aproximarmos da Bíblia com humildade e submissão?