10.6.20

O Juízo Investigativo

Quarta-feira, 10 de Junho

O esboço profético estudado nesta semana tem encontrado apoio maioritário entre historicistas Protestantes desde a Reforma. Porém, apenas com o movimento milerita, no início dos anos 1800, os 2.300 dias e o juízo investigativo foram reconsiderados. Veja o seguinte gráfico:

Daniel 7 | Daniel 8
Babilónia (leão) | ------
Medo-Pérsia (urso) | Medo-Pérsia (carneiro)
Grécia (leopardo) | Grécia (bode)
Roma pagã (quarto animal) | Roma pagã (o chifre move-se horizontalmente)
Roma papal (chifre pequeno) | Roma papal (o chifre move-se verticalmente)

5. Leia Daniel 7:9-14; 8:14, 26. O que estava a acontecer no Céu?

Em Daniel 7 e 8, o juízo acontece depois do período de perseguição medieval, que terminou em 1798 com a prisão do papa Pio VI pelo general Berthier (Apocalipse 13:3). O juízo tem lugar no Céu, onde “assentou-se o juízo” (Daniel 7:10, 13). Esta cena acontece depois de 1798, antes da segunda vinda de Jesus.


O juízo em Daniel 7 está em paralelo com a purificação do santuário (Daniel 8:14). Os dois capítulos falam sobre a mesma coisa. O tempo desta purificação, que é a terminologia do Dia da Expiação, é de 2.300 tardes e manhãs, ou dias. Com o princípio dia/ano, estes dias representam 2.300 anos.

O ponto de partida dos 2.300 anos é a profecia das 70 semanas (490 anos), que é “cortada” (chatak) da visão dos 2.300 dias (Daniel 9:24). Muitos estudiosos veem a profecia dos 2.300 dias (anos) e a profecia das 70 semanas (490 anos) de Daniel 9:24-27 como uma mesma profecia, sendo esta última a parte inicial da primeira. O verso seguinte à profecia das 70 semanas, Daniel 9:25, apresenta o início do período de tempo: “desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém”. Este evento teve lugar “no ano sétimo do rei Artaxerxes.” (Esdras 7:7), ou 457 a.C. Se contarmos 2.300 anos a partir desta data, chegaremos a 1844, que não é muito depois de 1798 e precede a segunda vinda de Jesus. Foi quando Cristo entrou no santíssimo e começou a obra de intercessão e purificação do santuário. Veja o gráfico no estudo de sexta-feira.