24.6.20

Jesus Versus as Escrituras?

Terça-feira, 23 de Junho


3. Que mensagem poderosa nos apresentou Jesus em João 5:45-47 sobre a Sua relação com a Bíblia?

Algumas pessoas afirmam que, ao falar, Jesus colocava as Suas palavras em claro contraste com as palavras das Escrituras, como as encontramos no Antigo Testamento. Estas pessoas declaram que as palavras de Cristo estão até acima das palavras da Bíblia.

No Novo Testamento, Jesus disse: “Ouvistes que foi dito [...] Eu, porém, vos digo...” (Mateus 5:43, 44; compare com Mateus 5:21, 22, 27, 28, 33, 34, 38, 39). Quando disse estas famosas palavras no Sermão da Montanha, Ele não tentou abandonar nem abolir o Antigo Testamento, como alguns afirmam. Em vez disso, Ele respondeu a várias interpretações das Escrituras e às tradições orais usadas por alguns estudiosos da Sua época para justificar comportamentos em relação a outras pessoas, como odiar os inimigos (Mateus 5:43), entre outras coisas que Deus não tolerava nem nunca ordenou.

Jesus não aboliu o Antigo Testamento nem diminuiu a sua autoridade em nenhum grau. O oposto é verdadeiro. Realmente, o Antigo Testamento prova quem Ele é. Cristo intensificou o significado das declarações das Escrituras, mostrando-nos as intenções originais de Deus.

Usar a autoridade de Jesus para desqualificar a Bíblia ou denegrir partes da Palavra como se não fossem inspiradas talvez seja uma das mais subtis, e ainda mais perigosas, críticas às Escrituras, visto que ela é feita exatamente no nome de Jesus. Cristo reconheceu a grande autoridade das Escrituras, que, em Seus dias, consistiam apenas no Antigo Testamento. Que outras evidências necessitamos de como também devemos considerar o Antigo Testamento?

Longe de enfraquecer a autoridade das Escrituras, Jesus defendeu-as constantemente como um guia confiável e fidedigno. Ele afirmou claramente no mesmo Sermão da Montanha: “Não cuideis que vim destruir a lei os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.” (Mateus 5:17). A seguir, Ele disse que todo “Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus” (Mateus 5:19).

Que doutrinas importantes estão fundamentadas no Antigo Testamento? Por exemplo, a criação (Génesis 1 e 2) e a queda (Génesis 3). Que outras verdades cristãs cruciais encontradas no Antigo Testamento são posteriormente ampliadas no Novo Testamento?