24.6.20

Horas Tranquilas com a Palavra de Deus

Quarta-feira, 24 de Junho


A vida tende a ser agitada e repleta de tensão e stresse. É preciso trabalhar duro para garantir a sobrevivência e colocar comida na mesa. Outras vezes, mesmo quando as nossas necessidades básicas são supridas, vivemos no corre-corre porque queremos cada vez mais. Desejamos as coisas que julgamos nos farão felizes e satisfeitos. Mas, como Salomão nos adverte no livro de Eclesiastes, isto nem sempre acontece.

Seja qual for a razão, podemos estar muito ocupados e, portanto, é muito fácil, no meio da agitação, não dar lugar a Deus. Não é que não creiamos, mas não passamos tempo de qualidade a ler, orar e a aproximar-nos do Senhor, em cuja mão está a nossa vida (Daniel 5:23). Podemos estar muito distraídos com outras coisas para passar tempo de qualidade com Deus. Todos precisamos de momentos em que deliberadamente desaceleramos para encontrar o nosso Salvador, Jesus. Como pode o Espírito Santo falar connosco se não paramos para O ouvir? A hora especial tranquila com Deus, na leitura da Sua Palavra e na comunicação da oração, é a fonte da nossa vida espiritual.

4. Leia o Salmos 37:7; 46:10; 62:1, 2, 5. O que nos ensinam estes textos sobre as horas tranquilas com Deus? Porque é que elas são tão importantes?

Se amamos alguém, certamente gostamos de passar tempo a sós com essa pessoa amada. Devemos escolher um lugar em que possamos ler e refletir sobre a Palavra de Deus sem interrupções. Na nossa vida frenética, isto só terá sucesso se reservarmos deliberadamente um tempo específico para esse encontro. Muitas vezes, o começo do dia é melhor para estes minutos de quietude e reflexão. Estes momentos, antes do início da jornada de trabalho, podem-se tornar uma bênção para o resto do dia, pois os pensamentos valiosos que recebemos acompanhar-nos-ão por muitas horas. Mas sejamos criativos para encontrar o tempo de qualidade que é necessário para estarmos com Deus, sem interrupção.

Permanecer conectados com o Deus vivo da Bíblia através da oração impacta a nossa vida como nada mais pode fazer. Por fim, isto contribui para que nos tornemos mais semelhantes a Jesus.

É intencional em buscar um tempo a sós com o Senhor? Como são esses momentos e como o ajudam a conhecer melhor a realidade divina e o amor de Deus?