5.6.20

Fé e História

Quinta-feira, 04 de Junho

Não vivemos isolados. As nossas escolhas não nos influenciam apenas a nós mesmos, mas a outros também. Da mesma forma, muitas pessoas do antigo povo de Deus impactaram grandemente o futuro de outras. Em Hebreus 11, o famoso capítulo da fé, vemos um resumo da influência de muitos destes antigos heróis da fé.

5. Leia Hebreus 11:1-40. Que lições podemos aprender com a vida destes heróis antigos?

Enoque
Noé
Abraão
Sara
José
Moisés
Raabe
Sansão

Fé não é simplesmente uma crença em algo ou alguém; é agir em resposta a essa crença. É uma fé que atua; e isto é considerado como justiça. Esses atos de fé mudam a História. Cada um deles depende da confiança na Palavra de Deus.

Noé agiu com fé quando construiu a arca, confiando na Palavra de Deus acima da experiência e da razão. Em virtude de nunca ter chovido, a experiência e a razão sugeriam que um dilúvio não tinha absolutamente nenhum sentido. Mas Noé obedeceu a Deus, e a humanidade sobreviveu. Abraão, então chamado Abrão, deixou Ur no sul da Mesopotâmia, a cidade mais sofisticada do mundo naquela época, e saiu, sem saber aonde Deus o levaria. Mas ele escolheu agir de acordo com a Palavra do Senhor. Moisés escolheu tornar-se um pastor levando o povo de Deus à Terra Prometida, em vez de se tornar o rei do Egito, o maior império do seu tempo. Ele confiou na voz do Todo-Poderoso chamando-o da sarça ardente. Raabe decidiu confiar nos relatos da libertação promovida por Deus. Ela protegeu os dois espias e tornou-se parte da linhagem de Jesus. Sabemos tão pouco sobre como as nossas decisões afetarão a vida de inúmeras pessoas nesta geração e nas que estão por vir!

Que decisões cruciais estão diante de si? Como faz escolhas? Porquê?