19.6.20

Estudo Adicional 19.6.20

Sexta-feira, 19 de Junho


Leia de Ellen G. White: “Expulse a dúvida” em Caminho a Cristo, p. 105-112; e a secção 8 do documento “Métodos de Estudo da Bíblia”, que pode ser encontrado em http://www.centrowhite.org.br/metodos-de-estudo-da-biblia.

Na Bíblia, há muitos mistérios que o ser humano finito julga difíceis de compreender e que são muito profundos para explicarmos plenamente. Por isso, precisamos de humildade e disposição para aprender das Escrituras em espírito de oração. A fidelidade às Escrituras permite ao texto bíblico, mesmo que o seu significado vá contra a nossa natureza, dizer o que realmente diz. A fidelidade às Escrituras respeitará o texto em vez de o alterar, como alguns fazem, ou evitar o seu verdadeiro significado.

“Quando se abre a Palavra de Deus sem reverência nem oração; quando os pensamentos e as afeições não se concentram em Deus, ou não se acham em harmonia com Sua vontade, a mente fica obscurecida por dúvidas; e o ceticismo se robustece com o próprio estudo da Bíblia. O inimigo se apodera das idéias, e sugere interpretações incorretas. Sempre que os homens não buscam, por palavras e atos, estar em harmonia com Deus, então, por mais preparados que sejam, estão sujeitos a errar na compreensão das Escrituras, e não é seguro confiar em suas explicações. Os que se volvem às Escrituras para encontrar incoerências, não possuem conhecimento espiritual. Com visão transtornada, encontrarão muitos motivos de dúvida e incredulidade em coisas na verdade claras e simples.” Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 110

Perguntas para consideração:

1. Porque é que as atitudes em relação à Bíblia são tão essenciais para uma compreensão adequada das Escrituras? Que atitudes são cruciais para entendermos a Palavra?

2. Porque é que não nos deveríamos surpreender ao encontrar na Bíblia assuntos difíceis de explicar e entender? Afinal, quantos temas do mundo natural são difíceis de entender? Até hoje, por exemplo, a água está repleta de mistérios.

3. Como podemos responder à questão de Lucas 23:43, na qual (segundo a maioria das traduções) Jesus teria dito ao ladrão que ele estaria no Céu com o Senhor naquele dia? Quais são as maneiras sinceras de explicar este texto? Textos como João 20:17, Eclesiastes 9:5 e 1 Coríntios 15:16-20 ajudam-nos a entender o que está em questão aqui?