17.6.20

Determinação e Paciência

Quarta-feira, 17 de Junho


4. Em Gálatas 6:9, Paulo falou sobre a persistência em fazer o bem aos outros. É necessária esta mesma atitude para lidar com questões difíceis? Porque é que a determinação e a paciência são importantes na solução de problemas?

A verdadeira realização requer sempre tenacidade. Geralmente não damos o devido valor ao que obtemos com demasiada facilidade. As dificuldades na Bíblia dão-nos a oportunidade de colocar o nosso cérebro trabalhar, e a determinação e persistência com que buscamos uma solução revela o quanto aquela questão é importante para nós. É bem gasto todo o tempo que passamos a estudar a Bíblia para descobrir mais sobre o seu significado e a sua mensagem. Talvez a experiência de pesquisar diligentemente as Escrituras em busca de uma resposta, mesmo que por um longo tempo, seja uma bênção maior do que a própria solução para o problema, se, por fim, a encontrarmos. Afinal, quando encontramos uma solução para um problema inquietante, a Palavra de Deus torna-se muito preciosa para nós.

A demora para resolver uma dificuldade não prova que ela não possa ser solucionada. Frequentemente desconsideramos este facto evidente. Muitos, quando encontram uma dificuldade na Bíblia, pensam um pouco e não conseguem encontrar uma solução. Então concluem que o problema não pode ser resolvido. Alguns questionam a confiabilidade da Bíblia. Mas não nos devemos esquecer de que pode haver uma solução fácil, mesmo que na nossa limitada sabedoria, ou ignorância, não a percebamos. O que pensaríamos de um iniciante em álgebra que, tendo tentado em vão durante meia hora resolver um problema difícil, declara que não há solução possível para o problema, porque ele não a encontrou? A mesma coisa vale para nós no estudo da Bíblia.

Quando algumas dificuldades desafiam até mesmo os seus mais fortes esforços para as resolver, deixe-as de lado por algum tempo e, entretanto, pratique o que Deus lhe mostrou claramente. Algumas percepções espirituais são obtidas apenas depois que estamos dispostos a seguir o que Deus já nos disse para fazer. Portanto, seja persistente e paciente no seu estudo da Bíblia. Afinal, a paciência é uma virtude dos cristãos (veja Apocalipse 14:12).

O que aprendemos com as pessoas que estudaram com diligência e paciência passagens desafiadoras da Bíblia? Como podemos incentivar os outros a não desistir da busca da verdade? Porque não precisamos ter medo quando nos deparamos com uma passagem difícil nas Escrituras?