1.6.20

Davi, Salomão e a Monarquia

Domingo, 31 de Maio

A monarquia de Davi e Salomão representa a era dourada na história de Israel. E se Davi e Salomão não existiram, como alguns afirmam? E se o reino deles não tivesse sido tão extenso como a Bíblia descreve, como alguns também alegam? Sem Davi não haveria Jerusalém, a capital da nação (2 Samuel 5:6-10). Sem Davi não teria existido nenhum templo construído por seu filho Salomão (1 Reis 8:17-20). Finalmente, sem Davi, não haveria um futuro Messias, pois através da linhagem de Davi foi prometido um Messias (Jeremias 23:5, 6; Apocalipse 22:16). A história israelita precisaria ser completamente reescrita. No entanto, essa história, como se lê nas Escrituras, é precisamente o que dá a Israel e à igreja a sua função e missão singulares.

1. Leia 1 Samuel 17. Como é que Deus concedeu uma vitória decisiva a Israel? Quem foi usado para essa vitória? Onde é que ela aconteceu?

Observe a descrição geográfica precisa das linhas de batalha em 1 Samuel 17:1-3. O sítio de Khirbet Qeiyafa está localizado nas colinas exatamente na área do acampamento israelita descrito neste capítulo. Escavações recentes revelaram uma fortaleza massivamente fortificada da época de Saul e Davi, com vista para o vale. Dois portões do mesmo período de tempo foram escavados. Como a maioria das cidades em Israel tinham apenas um portão, esta característica pode ajudar a identificar o local como Saaraim (1 Samuel 17:52), que em hebraico significa “dois portões”.

Se for este o caso, então identificamos pela primeira vez esta antiga cidade bíblica. Em 2008 e 2013 foram encontradas respectivamente duas inscrições que muitos acreditam que representam a mais antiga escrita hebraica já descoberta. A segunda inscrição menciona o nome Esbaal, o mesmo nome de um dos filhos de Saul (1 Crónicas 9:39).

Em 1993, escavações na cidade de Tel Dan, no norte, descobriram uma inscrição enorme escrita pelo rei Hazael de Damasco, que registou a sua vitória sobre o “rei de Israel” e o rei da “casa de Davi”. A dinastia de Davi foi descrita na Bíblia desta mesma maneira, o que acrescenta evidências arqueológicas poderosas de que Davi existiu historicamente, exatamente como a Bíblia declara.

Imagine se o rei Davi não tivesse existido realmente, como alguns afirmam. Quais seriam as implicações disso para a nossa fé?