2.6.20

Daniel, Nabucodonosor e Babilónia

Terça-feira, 02 de Junho

Em julho de 2007, um estudioso da Universidade de Viena estava a trabalhar num projeto no Museu Britânico quando encontrou uma tablete da época de Nabucodonosor, rei da Babilónia. Na tablete, ele encontrou o nome “Sarsequim”, o nome de um oficial babilónico mencionado em Jeremias 39:3. Sarsequim foi um dos muitos indivíduos, tanto reis como oficiais, que (graças à arqueologia) foram redescobertos da época de Daniel e Nabucodonosor.

3. Leia Daniel 1 e 5. Como é que as primeiras decisões de Daniel correspondem às ações de Deus em usá-lo como o Seu servo e profeta para influenciar milhões de pessoas ao longo da História?

Daniel resolveu firmemente (Daniel 1:8) permanecer fiel a Deus em relação à sua alimentação e às suas orações. Estes bons hábitos, formados no início da sua experiência, tornaram-se o padrão que lhe daria força para a sua longa vida. O resultado foi um pensamento claro, sabedoria e entendimento que vinham do Céu. Isto foi reconhecido por Nabucodonosor e Belsazar, de tal maneira que Daniel foi elevado às posições mais altas do reino. Contudo, talvez mais importante, o seu testemunho resultou na conversão do próprio rei Nabucodonosor (Daniel 4:34-37).

O rei era filho de Nabopolassar. Juntos, eles construíram uma cidade gloriosa, insuperável no mundo antigo (Daniel 4:30). A cidade de Babilónia era enorme, com mais de 300 templos, um palácio espetacular e cercada por enormes muros duplos com cerca de 4 e 7 metros de espessura. Os muros eram intercalados por oito portões principais, todos nomeados em homenagem às principais divindades babilónicas. O mais famoso é o portão de Ishtar, escavado pelos alemães e reconstruído no Museu de Pérgamo, em Berlim.

Em Daniel 7:4, Babilónia é descrita como um leão com asas de águia. O caminho de procissão que conduz ao portão de Ishtar é revestido com imagens de 120 leões. Uma imagem de um enorme leão lançando-se sobre um homem também foi encontrada durante escavações e permanece até hoje fora da cidade. Todas estas imagens testemunham do leão como símbolo apropriado para Babilónia, a Grande. A história bíblica e a sua mensagem profética são confirmadas.

Daniel 1:8 declara que o profeta resolveu firmemente. O que significa isso? Que coisas precisa decidir energicamente fazer ou deixar de fazer?