22.6.20

Aprender de Jesus

Segunda-feira, 22 de Junho


Não há exemplo melhor e mais inspirador a seguir do que Jesus. Ele estava familiarizado com as Escrituras, disposto a obedecer à Palavra escrita de Deus e a cumpri-la.

2. Leia Lucas 4:4, 8, 10-12. Como é que Jesus usou as Escrituras para combater as tentações de Satanás? Porque é que as Escrituras devem ser centrais à nossa fé, especialmente em tempos de tentação?

Jesus conhecia bem as Escrituras. Ele estava tão intimamente familiarizado com a Palavra de Deus que poderia citá-la de memória. Esta intimidade com a Palavra escrita era resultado de precioso tempo de qualidade com o Senhor no estudo das Escrituras.

Se Ele não conhecesse as palavras exatas das Escrituras e o contexto em que elas aparecem, poderia ter sido facilmente enganado pelo diabo, que citou as Escrituras e usou-as para os seus propósitos enganadores. Portanto, apenas ser capaz de citar a Bíblia, como o diabo fez, não é suficiente. Além de um texto específico, é preciso saber o que outras passagens das Escrituras têm a dizer sobre um assunto e conhecer o seu significado correcto. Somente esta familiaridade com a Palavra do Senhor nos ajudará, como aconteceu com Jesus, a não ser enganados pelo adversário de Deus, mas resistir aos ataques de Satanás. Várias vezes, vemos Jesus a abrir a mente dos Seus seguidores para que compreendessem as Escrituras, dirigindo a atenção deles ao que “está escrito” (Lucas 24:45, 46; Mateus 11:10; João 6:45; etc.). Ele compreendia que os que liam as Escrituras podiam chegar a um entendimento correcto do seu significado: “E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?” (Lucas 10:26). Para Jesus, o que está escrito na Palavra de Deus é a norma pela qual devemos viver.

Em João 7:38, Jesus, o Verbo de Deus encarnado, encaminhou os Seus seguidores às palavras das Escrituras. Só sabemos que Jesus é o Messias prometido através da Bíblia. As Escrituras testificam Dele (João 5:39). O próprio Jesus estava disposto a cumprir a Bíblia, a Palavra escrita de Deus. Se Ele estava disposto a fazer isso, deveríamos nós fazer algo diferente?

Qual tem sido a sua experiência com o uso do Escrituras na sua batalha contra a tentação? Isto é, quando tentado, começa a ler a Bíblia ou a citar as Escrituras? Qual tem sido o resultado dessa experiência e o que tem aprendido com ela?