15.6.20

Abordagem Sincera e Cuidadosa

Segunda-feira, 15 de Junho

Já encontrou um texto ou conjunto de textos que achou difíceis de entender ou harmonizar com outros textos ou com a realidade em geral? É difícil imaginar que, num momento ou outro, não tenha enfrentado este problema. A questão é: como reagiu? Ou, ainda mais importante, como deve reagir?

2. Leia 1 Crónicas 29:17; Provérbios 2:7; 1 Timóteo 4:16. Como devemos lidar com passagens difíceis?


Só podemos enfrentar as dificuldades de maneira adequada quando somos sinceros. A sinceridade resguarda-nos de fugir de quaisquer dificuldades ou de as tentar ocultar. A honestidade também nos impede de dar respostas superficiais, que realmente não suportam a um exame minucioso. Deus agrada-Se da sinceridade e da integridade. Portanto, devemos imitar o Seu caráter em tudo o que fazemos, até no estudo da Bíblia.

As pessoas sinceras lidam com as dificuldades da Bíblia de tal maneira que são cuidadosas em não apresentar informações fora do contexto, distorcer a verdade com linguagem tendenciosa nem enganar os outros através da manipulação de evidências. É muito melhor aguardar uma resposta sustentável para uma dificuldade do que tentar apresentar uma solução evasiva ou insatisfatória. Um efeito colateral positivo da sinceridade no estudo da Bíblia é que isso gera confiança, e a confiança está no cerne de todos os relacionamentos pessoais saudáveis. Ela convence as pessoas muito mais do que as respostas frágeis. É melhor afirmar não saber como responder à pergunta ou explicar com precisão o assunto do que tentar forçar o texto a dizer o que se quer que ele diga, o que leva a conclusões erradas.

As pessoas cuidadosas desejam sinceramente conhecer a verdade da Palavra de Deus e, portanto, certificam-se constantemente de que não chegaram a conclusões precipitadas com base em conhecimento limitado ou evidência frágil. Pessoas atenciosas decidem não negligenciar nenhum aspecto ou detalhe importante. Elas não são apressadas no seu raciocínio, mas meticulosas e diligentes no seu estudo da Palavra de Deus e de todas as informações relacionadas.

O que deve fazer em situações em que não entende completamente certo texto bíblico ou quando o assunto parece não se encaixar na sua compreensão da verdade?