19.6.20

Abordagem Bíblica e com Espírito de Oração

Quinta-feira, 18 de Junho


5. Leia Atos 17:11; 8:35; 15:15, 16. O que fizeram os apóstolos e os membros da igreja primitiva quando foram confrontados com questões difíceis? Porque é que as Escrituras ainda são a melhor fonte para a sua própria interpretação?

A melhor solução para as dificuldades da Bíblia ainda se encontra na própria Bíblia. Lidamos melhor com os problemas bíblicos quando os estudamos à luz de todas as Escrituras, em vez de lidarmos apenas com um único texto isoladamente dos outros ou de toda a Palavra. Devemos, realmente, usar a Bíblia para compreender a própria Bíblia. Aprender a escavar as grandes verdades encontradas nas Escrituras é uma das coisas mais importantes que podemos fazer.

Se não entende uma passagem das Escrituras, tente reunir algum conhecimento de outras passagens bíblicas que falam do mesmo assunto. Busque sempre encontrar declarações claras das Escrituras para esclarecer as passagens que são menos claras. Também é muito importante nunca obscurecer declarações inequívocas das Escrituras, trazendo a elas passagens difíceis de entender. Em vez de usar fontes extra-bíblicas, a filosofia ou a ciência para explicar o significado da Bíblia, devemos permitir que o próprio texto das Escrituras nos revele o seu significado.

Dizem que, quando estamos ajoelhados, olhamos literalmente para as dificuldades de uma nova perspectiva, pois, em oração, sinalizamos que precisamos de ajuda divina para interpretar e compreender as Escrituras. Em oração, buscamos a iluminação da nossa mente através do mesmo Espírito Santo que inspirou os escritores bíblicos a escrever o que escreveram.

Em oração, os nossos motivos são revelados e podemos dizer a Deus porque é que desejamos entender o que lemos. Em oração, pedimos ao Senhor que abra os nossos olhos para a Sua Palavra e nos dê um espírito disposto a seguir e praticar a Sua verdade (isto é fundamental!). Quando Deus nos guia mediante o Seu Espírito Santo em resposta às nossas orações, Ele não contradiz o que revelou na Bíblia. Deus estará sempre em harmonia com a Bíblia. O Senhor confirmará o que Ele mesmo inspirou os escritores bíblicos a nos comunicar e edificará com base nesses escritos.

Como é que a oração o ajuda a ter a atitude correcta para compreender mais e obedecer à Palavra?