21.6.20

A Palavra viva de Deus e o Espírito Santo

Domingo, 21 de Junho


É muito importante estudar a Palavra de Deus com atenção e com o método certo. Porém, igualmente importante, talvez até mais, é colocarmos em prática o que aprendemos. O objectivo supremo do nosso estudo da Bíblia não é adquirir um conhecimento superior, por mais maravilhoso que isso seja. Não se trata do nosso domínio profundo da Palavra de Deus, mas do domínio da Palavra de Deus sobre nós, mudando a nossa vida e a nossa maneira de pensar. Isto é o que realmente importa. Estar disposto a viver a verdade aprendida significa estar disposto a submeter-se a essa verdade bíblica. Esta escolha às vezes envolve uma luta intensa, pois estamos a travar uma batalha sobre quem terá a supremacia no nosso pensamento e na nossa vida. E, no fim, há apenas dois lados para escolher.

1. Leia Filipenses 2:12-16. Como devemos viver?

É evidente que Deus atua em nós, mas Ele o faz mediante o Espírito Santo, o único que nos dá a sabedoria para compreender as Sagradas Escrituras. Além disso, como seres humanos pecaminosos, muitas vezes nos opomos à verdade de Deus e, se deixados por nossa conta, não obedeceríamos à Palavra do Senhor (Romanos 1:25; Efésios 4:17, 18). Sem o Espírito Santo, não há afeição pela mensagem de Deus. Não há esperança, confiança nem amor em resposta à verdade. Através do Espírito Santo, Deus realmente “opera em [nós] tanto o querer como o efetuar” (Filipenses 2:13).

O Espírito Santo é um professor que nos deseja conduzir a uma compreensão mais profunda das Escrituras e a uma alegre apreciação da Palavra de Deus. Ele traz as verdades da Palavra à nossa atenção e dá-nos novas percepções sobre elas, para que a nossa vida seja caracterizada pela fidelidade e obediência amorosa à vontade de Deus. “Ninguém é capaz de explicar as Escrituras sem o auxílio do Espírito Santo. Mas quando tomais a Palavra de Deus com o coração humilde e dócil, os anjos de Deus estarão a vosso lado para impressionar-vos com as evidências da verdade.” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 411.3). Assim, as coisas espirituais são interpretadas espiritualmente (1 Coríntios 2:13, 14) e somos capazes de obedecer alegremente às Escrituras “todas as manhãs” (Isaías 50:4, 5).