6.6.20

A Bíblia e as Profecias

Lição 11, 06 a 12 de Junho


Sábado à tarde

VERSO PARA MEMORIZAR: “E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.” Daniel 8:14

LEITURAS DA SEMANA: Daniel 2:27-45; 7:1-25; 8:14; João 14:29; Números 14:34; 1 Coríntios 10:1-13

As profecias bíblicas são essenciais para a nossa identidade e missão. Elas apresentam um mecanismo interno e externo para confirmar a exatidão da Palavra de Deus. Jesus disse: “Eu vo-lo disse, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.” (João 14:29; veja também João 13:19). A pergunta crucial é: como podemos interpretar as profecias correctamente para saber quando elas aconteceram realmente?

Durante a Reforma, os reformadores adotaram o método historicista. Este método é o mesmo que Daniel e João usaram como chave para a sua própria interpretação. O método historicista considera as profecias um cumprimento progressivo e contínuo da História, começando no passado e terminando com o reino eterno de Deus.

Nesta semana vamos estudar os pilares da interpretação profética historicista. “Devemos ver na História o cumprimento da profecia, estudar as operações da Providência nos grandes movimentos reformatórios, e entender o progresso dos acontecimentos ao ver as nações ­mobilizando-se para o combate final do grande conflito” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 307).