24.5.20

Uma Terra Plana?

Domingo, 24 de Maio

É comum a crença de que muitos no mundo antigo pensavam que a Terra fosse plana. No entanto, a maioria das pessoas, por várias razões, entendia que a Terra era redonda. Mesmo assim, ainda hoje, alguns alegam que a Bíblia ensina que a Terra é plana.

1. Leia Apocalipse 7:1; 20:7, 8. Qual é o contexto destes versos? Eles ensinam o conceito de uma Terra plana?

João, o autor destes textos, escreveu uma profecia do fim dos tempos, onde descreve os quatro anjos do Céu “sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos” (Apocalipse 7:1). Ele repetiu a palavra “quatro” três vezes para ligar os anjos aos quatro pontos cardeais.

Em suma, ele usou apenas linguagem figurada, como fazemos hoje quando dizemos, por exemplo, que “o Sol se está a por” ou que o vento “veio do oriente”. Insistir numa interpretação literal de textos proféticos quando o contexto indica uma ideia figurativa de norte, sul, leste e oeste, é tirar estas passagens do contexto e fazê-las ensinar algo que não ensinam. Afinal, quando Jesus disse: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias.” (Mateus 15:19), Ele não estava a falar sobre fisiologia, nem do coração humano literal. Jesus usou uma figura de linguagem para defender um argumento moral.

2. O que ensinam Jó 26:7-10 e Isaías 40:21, 22 sobre a natureza da Terra?

Em Jó 26:7, a Terra foi descrita como estando suspensa no espaço: “O norte estende sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada.” A Terra é “um círculo” ou esfera (Jó 26:10). Isaías 40:22 declara: “Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina…”.

Coloque-se no lugar dos que viveram há milhares de anos. Com base nas evidências, estaria convencido de que a Terra se move ou de que ela permanece imóvel? Acreditaria que ela é plana ou redonda?