14.5.20

Textos e Contextos

Quarta-feira, 13 de Maio

Nas Escrituras, as palavras estão sempre num contexto. Elas não estão isoladas. Uma palavra tem o seu contexto imediato dentro duma frase; e esta unidade precisa ser compreendida primeiro. Depois, há o contexto mais amplo da unidade geral em que a frase está. Esta pode ser uma secção do texto, um capítulo ou uma série de capítulos. É essencial entender tão bem quanto possível o contexto das palavras e frases para não chegar a conclusões erradas.

6. Compare Génesis 1:27 com 2:7. Leia depois Génesis 2:15-23. Como podemos entender, a partir destas passagens e contextos diferentes, a definição de adam, a palavra hebraica para “homem”?

Já vimos que a repetição do termo bara em Génesis 1:27 indica uma ênfase na criação do homem. Agora vemos que o homem é definido no contexto deste verso como “homem e mulher”. Isto significa que o termo hebraico adam deve ser entendido nesta passagem como uma referência genérica à humanidade.

Contudo, em Génesis 2:7, o mesmo termo adam é usado para se referir à formação de Adão do pó da “terra” (em hebraico, adamah – observe o jogo de palavras). Aqui há apenas a referência ao homem Adão (masculino), pois Eva só foi criada posteriormente e de maneira completamente diferente. Portanto, em cada passagem, mesmo no contexto de dois capítulos, vemos uma diferenciação entre a definição de adam como “humanidade” (Génesis 1:27) e o homem Adão (Génesis 2:7). O facto de Adão ser uma pessoa é posteriormente confirmado nas genealogias (Génesis 5:1-5; 1 Coríntios 1:1; Lucas 3:38) e em relação com Jesus, que Se tornou o “segundo Adão” (Romanos 5:12-14).

Assim como a palavra Adão aparece num texto específico, o contexto da criação de Adão e Eva é encontrado no relato mais amplo da criação, visto em Génesis 1 e 2. É isto que se pretende dizer com unidade maior. A unidade informa ao intérprete temas, ideias e desenvolvimentos adicionais. Génesis 2:4-25 tem sido por vezes chamado o “segundo relato da criação”, mas na verdade há apenas uma diferença na ênfase (veja o estudo da próxima semana). Contudo, em ambos os relatos, vemos as origens definitivas da humanidade.

De acordo com a Bíblia, homem e mulher são criações directas de Deus. Porque a “sabedoria do mundo” é louca (1 Coríntios 1:20) ao afirmar que surgimos do mero acaso?