3.5.20

Porque é Necessária a Interpretação?

Lição 6, 02 a 08 de Maio


Sábado à tarde

VERSO ÁUREO: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6

LEITURAS DA SEMANA: Lucas 24:36-45; 1 Coríntios 12:10; 14:26; Atos 17:16-32; João 12:42, 43

Ler a Bíblia também significa interpretá-la. Mas como fazemos isso? Que princípios utilizamos? Como lidamos com os diferentes tipos de escrita encontrados ali? Por exemplo, como podemos saber se uma passagem que estamos a ler é uma parábola, um sonho profético-simbólico ou uma narrativa histórica? A definição de uma questão tão importante do contexto das Escrituras envolve, em si, um ato de interpretação.

Às vezes, algumas pessoas usam a Bíblia como um oráculo divino: abrindo-a simplesmente de forma aleatoria para procurar um verso bíblico que elas esperam que lhes conceda orientação. Mas, relacionar aleatoriamente as passagens da Bíblia à medida que as encontramos pode levar a conclusões muito estranhas e equivocadas.

Por exemplo, quando um marido abandonou a esposa por causa de outra mulher, a esposa obteve grande segurança ao encontrar o seguinte texto: “Porei inimizade entre ti e a mulher” (Génesis 3:15). Com base neste verso, ela ficou convencida de que o caso do seu marido com a amante não duraria!

Qualquer texto sem contexto torna-se rapidamente um pretexto para os nossos próprios interesses e ideias. Portanto, há uma grande necessidade de não apenas lermos a Bíblia, mas de a interpretar correctamente.