7.5.20

Porque é Importante a Interpretação?

Quinta-feira, 07 de Maio

5. Leia Neemias 8:1-3, 8. Porque é tão importante para nós uma compreensão clara das Escrituras, não apenas como indivíduos, mas como igreja?

O assunto mais importante da Bíblia é a salvação e a maneira como somos salvos. Afinal, o que importa mais a longo prazo? Como o próprio Jesus perguntou, de que adianta ganhar tudo o que o mundo oferece e perder a nossa alma? (Mateus 16:26).

Mas saber o que a Bíblia ensina sobre a salvação depende muito da interpretação. Se abordamos e interpretamos a Bíblia de maneira errada, chegaremos provavelmente a conclusões falsas, não apenas no entendimento da salvação, mas em tudo o que a Bíblia ensina. Na verdade, mesmo nos dias dos apóstolos, o erro teológico já se tinha infiltrado na igreja, evidentemente sustentado por interpretações falsas das Escrituras.

6. Leia 2 Pedro 3:15, 16. Porque é importante uma leitura correta das Escrituras?

Realmente, se somos um povo do “Livro”, que deseja viver unicamente pela Bíblia, e não temos outras fontes de autoridade como a tradição, os credos nem a autoridade de ensino da igreja para nos interpretar a Bíblia, então a hermenêutica correta das Escrituras é muito importante, pois apenas temos a Bíblia para nos dizer em que devemos crer e como devemos viver.

A interpretação das Escrituras é um assunto vital à saúde teológica e de missão da igreja. Sem uma interpretação correcta da Bíblia, não pode haver unidade na doutrina e no ensino e, portanto, nenhuma unidade na igreja e na nossa missão. Uma teologia precária e distorcida leva inevitavelmente a uma missão deficiente e distorcida. Afinal, se temos uma mensagem para dar ao mundo, mas estamos confusos sobre o seu significado, com que prova poderemos apresentar esta mensagem àqueles que precisam de a ouvir?

Leia as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12. Quais são as questões teológicas nesta passagem e porque é tão importante para a nossa missão uma compreensão correta delas?