11.5.20

Palavras e os Seus Significados

Segunda-feira, 11 de Maio

Em todas as línguas, há palavras tão ricas e profundas em significado que são difíceis de traduzir adequadamente numa única palavra para outra língua. Essas palavras exigem um amplo estudo do seu uso na Bíblia para a compreensão da amplitude do seu significado.

3. Leia 1 Reis 3:6; Salmos 57:3; 66:20; 143:8; Miqueias 7:20. Como se estendem a misericórdia e a bondade de Deus às Suas criaturas?

A palavra hebraica chesed (“misericórdia”) é uma das mais ricas e profundas do Antigo Testamento. Ela descreve o amor de Deus, a Sua bondade, misericórdia e o propósito da aliança em relação ao Seu povo. Nestas poucas passagens, vemos Deus a demonstrar “grande benevolência (chesed) [...] para com o [Seu] servo Davi” e “[mantendo-lhe] esta grande benevolência (chesed)” (1 Reis 3:6). “Deus enviará a Sua misericórdia (chesed) e a Sua verdade” (Salmos 57:3). Em relação a Israel, Ele mostrou “a Jacó a fidelidade e a Abraão, a misericórdia (chesed)” (Miqueias 7:20). Foram escritos livros inteiros sobre a palavra chesed, para tentar captar a profundidade da misericórdia e do amor de Deus para connosco.

4. Leia Números 6:24-26; Jó 3:26; Salmos 29:11; Isaías 9:6; 32:17. O que é a “paz” (ou shalom) mencionada nestas passagens?

A palavra hebraica shalom é muitas vezes traduzida como “paz”. Mas o seu significado é muito mais profundo e amplo do que este termo. Ela pode ser traduzida como “plenitude, inteireza e bem-estar”. A bênção e a bondade de Deus mantêm-nos em estado de shalom, que é um dom de Deus (Números 6:24-26). Em contrapartida, a experiência de aflição de Jó produziu uma situação em que ele não tinha “descanso” nem “sossego”, pois faltava-lhe shalom. Neste mundo agitado, é uma bênção profunda receber o sábado com as palavras Shabbat shalom, pois a nossa comunhão com Deus proporciona paz e plenitude.

Mesmo que não conheçamos o significado original destas palavras, como podemos viver a realidade da sua essência mediante a boa compreensão e dedicação no estudo das Escrituras?