14.5.20

Livros e a Sua Mensagem

Quinta-feira, 14 de Maio

As maiores unidades nas Escrituras são os livros da Bíblia. Os livros bíblicos foram escritos para propósitos diferentes e em contextos diferentes. Alguns serviram como mensagens proféticas; outros foram compilações, como os Salmos. Existem livros históricos como 1 e 2 Reis, e há cartas para várias igrejas, como as escritas por Paulo e outros autores.

Ao buscarmos entender o significado e a mensagem de um livro, é importante começar com a autoria e o contexto. São atribuídos autores a muitos livros da Bíblia. Os primeiros cinco livros do Antigo Testamento são identificados como tendo sido escritos por Moisés (Josué 8:31, 32; 1 Reis 2:3; 2 Reis 14:6; 21:8; Esdras 6:18; Neemias 13:1; Daniel 9:11-13; Malaquias 4:4). Isto foi confirmado por Jesus (Marcos 12:26; João 5:46, 47; João 7:19) e pelos apóstolos (Atos 3:22; Romanos 10:5). Noutros casos, alguns autores bíblicos não foram identificados. (Por exemplo, os autores dos livros Ester e Rute, bem como os autores de muitos livros históricos como Samuel e Crónicas, não são identificados.)

7. Leia Génesis 15:1-5; 22:17, 18. Qual é a importância do facto de Moisés ter escrito o livro de Génesis?

Êxodo, Levítico e Deuteronómio foram escritos por Moisés, depois do Êxodo. Mas, visto que Génesis é fundamental como histórico das ações de Deus da criação ao período patriarcal, este livro foi escrito antes do Êxodo.

“Enquanto os anos se passavam e ele vagava com os seus rebanhos nos lugares isolados, refletindo sobre a opressão sofrida pelo seu povo, relembrava a maneira como Deus tinha lidado com os seus antepassados e as promessas que eram a herança da nação escolhida; e as suas orações por Israel subiam ao Céu de dia e de noite. Anjos celestiais derramavam a sua luz em redor dele. Ali, sob a inspiração do Espírito Santo, ele escreveu o livro de Génesis.” Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 251

No livro de Génesis, somos informados não só sobre as nossas origens, mas sobre o plano da salvação, ou o meio como Deus vai redimir a humanidade caída. Este plano tornou-se ainda mais claro com a aliança que Deus fez com Abraão, a qual envolvia a Sua promessa de estabelecer através dele uma grande nação, a ser formada por uma “descendência como as estrelas dos céus e como a areia na praia” (Génesis 22:17).

Que outras grandes verdades nos ensina o livro de Génesis, verdades sobre as quais, de outra forma, não saberíamos? Porque é que a Palavra de Deus é importante para nossa fé?