9.5.20

Linguagem, Texto e Contexto

Lição 7, 09 a 15 de Maio


Sábado à tarde

LEITURAS DA SEMANA: Deuteronómio 32:46, 47; 1 Reis 3:6; Números 6:24-26; Génesis 1:26, 27; 2:15-23; 15:1-5

VERSO ÁUREO: “Tomai este Livro da Lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” Deuteronómio 31:26

São faladas mais de 6 mil línguas entre os sete mil milhões de habitantes do mundo. A Bíblia completa foi traduzida para mais de 600 línguas, tendo o Novo Testamento ou algumas partes dele sido traduzido também para mais de 2.500 outras línguas. São certamente muitas línguas. Mas, ao mesmo tempo, ainda são menos da metade das línguas conhecidas no mundo.

Estima-se que mil e quinhentos milhões de pessoas não tenham nenhuma parte das Escrituras traduzida na sua língua materna. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, os esforços das sociedades bíblicas garantem que 6 mil milhões de pessoas possam ler as Escrituras.

E que bênção é estarmos entre aqueles que têm a Bíblia na sua língua! Muitas vezes, não damos o devido valor a este facto, esquecendo-nos de que não apenas muitos não têm a Bíblia, mas também que, durante séculos, na Europa, a Bíblia foi intencionalmente mantida longe das multidões. Graças à invenção da imprensa e à Reforma, hoje já não é assim. Os que têm acesso à Bíblia e a estudam com nas suas páginas.