26.5.20

Génesis Versus Paganismo

Terça-feira, 26 de Maio

Longe de depender de antigos mitos pagãos da criação, o livro de Génesis foi escrito de um modo que refuta esses mitos, fazendo com que Deus, como Criador, Se distancie deles.

4. Leia Génesis 1:14-19. Como foram descritas as entidades que aparecem no quarto dia e quais são as suas funções?

Os termos “Sol” e “Lua” foram certamente evitados no relato porque os seus nomes em hebraico eram os nomes (ou estavam intimamente relacionados aos nomes) dos deuses do Sol e da Lua do antigo Oriente Próximo e do Egito. O uso dos termos “luminar maior” e “luminar menor” mostra que eles foram criados para funções específicas, “para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.” e para “alumiar a Terra” (Génesis 1:14, 15). Ou seja, o texto mostra muito claramente que o Sol e a Lua não eram deuses, mas objetos criados com funções naturais específicas, da maneira como os entendemos hoje.

5. Leia Génesis 2:7, 18-24. Como Se envolveu Deus profundamente na criação de Adão e Eva?

Os antigos mitos do antigo Oriente Próximo descrevem unanimemente a criação do homem como algo que não estava nos planos originais, resultante de uma tentativa de aliviar os deuses do trabalho pesado. Esta noção mítica é contrariada pela ideia bíblica de que o homem deve governar o mundo como vice-regente de Deus. Nada na criação do ser humano foi um pensamento posterior. Pelo contrário, o texto aponta para a humanidade como o clímax do relato da criação, mostrando ainda mais claramente quanto os relatos pagão e bíblico são diferentes.

Assim, Génesis apresenta uma correcção contra os mitos antigos. Moisés usou certos termos e ideias incompatíveis com os conceitos pagãos, expressando simplesmente a compreensão bíblica da realidade e da função e propósito de Deus na criação.

Milhares de anos atrás, a história bíblica da criação estava em desacordo com a cultura predominante. Hoje, esta mesma narrativa sagrada está em conflito com os padrões prevalecentes na cultura. Porque não nos deveríamos surpreender?