15.5.20

Estudo Adicional 15.5.20

Sexta-feira, 15 de Maio

Leia Ellen G. White, “Arautos de uma Era Melhor” em O Grande Conflito, p. 79-96 e “O Poder Triunfante da Verdade”, p. 145-170. Leia também a secção 4 (a–j) do documento “Métodos de Estudo da Bíblia”, que pode ser encontrado no seguinte link: http://www.centrowhite.org.br/metodos-de-estudo-da-biblia.

“Entretanto, o facto de que Deus revelou a Sua vontade aos homens através da Sua Palavra não tornou desnecessária a contínua presença e direcção do Espírito Santo. Pelo contrário, o Espírito foi prometido pelo nosso Salvador para esclarecer a Palavra a Seus servos, iluminando e aplicando os seus ensinos. E, considerando que foi o Espírito de Deus que inspirou as Sagradas Escrituras, é impossível que o ensino do Espírito seja contrário ao da Palavra.” Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 9

Perguntas para consideração:

1. Independentemente de quantas traduções da Bíblia existam na sua língua, o que pode fazer para aproveitar ao máximo as versões disponíveis? Como pode apreciar a Bíblia como a Palavra de Deus e buscar, pela fé, obedecer aos seus ensinos?

2. Pense na diferença entre o que a Palavra de Deus ensina sobre as origens humanas (que fomos criados por Deus no sexto dia da criação) e o que muitos afirmam, sob o manto da “ciência”, ao alegar que evoluímos ao longo de bilhões de anos. Porque é importante ater-se ao que a Bíblia diz? Até que ponto a humanidade pode chegar quando se afasta das declarações claras da Palavra de Deus?

3. Que ferramentas nos podem ajudar a entender melhor a Bíblia? E mesmo não tendo ferramentas extra, como podemos aplicar as lições desta semana sobre interpretação bíblica?

4. Os filhos de Israel receberam a orientação de que deveriam ensinar aos seus filhos as verdades por eles recebidas e recontar as histórias sobre a direcção de Deus na sua vida (Deuteronómio 4:9). Além do benefício evidente de transmitir a fé, porque a instrução e a narração de histórias sobre a direcção de Deus na nossa vida aumentam a nossa própria fé? Isto é, porque partilhar a verdade bíblica também é benéfico para nós?