1.5.20

Estudo Adicional 1.5.20

Sexta-feira, 01 de Maio

No capítulo sobre Interpretação Bíblica, no Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia, leia as seções sobre A Analogia da Escritura (“A Escritura É a Sua Própria Intérprete”, “A Harmonia da Escritura” e “A Clareza da Escritura”, p. 74-77. Textos de Ellen G. White: “Ensino e Estudo da Bíblia”, Educação, p. 185-192; “A Primazia da Palavra”, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 29-33.

“O estudante da Bíblia deve ser ensinado a aproximar-se dela com um espírito de aprendiz. Devemos pesquisar as suas páginas, não em busca de provas para manter as nossas opiniões, mas com o objectivo de saber o que Deus diz. Um verdadeiro conhecimento da Bíblia só pode ser obtido pelo auxílio Daquele Espírito pelo qual a Palavra foi dada. E, para obter este conhecimento, devemos viver de acordo com ele. Temos que obedecer a tudo o que a Palavra de Deus ordena. [...]. O estudo da Bíblia exige o nosso mais dedicado esforço e perseverante meditação. Com o mesmo empenho e persistência com que o mineiro cava para obter o dourado tesouro da terra, devemos procurar o tesouro da Palavra de Deus.” Ellen G. White, Educação, p. 189

“Quando fizerem da Bíblia o vosso alimento, a vossa comida e a vossa bebida, quando fizerem dos seus princípios os elementos do seu caráter, conhecerão melhor como receber conselho de Deus. Enalteço a preciosa Palavra diante de vós neste dia. Não repitam o que eu declarei, afirmando: ‘A irmã White disse isto’ e ‘a irmã White disse aquilo’. Descubram o que o Senhor Deus de Israel diz e façam então o que Ele ordena.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 33

Perguntas para consideração:

1. Que crenças errôneas as pessoas defendem por terem examinado apenas alguns textos selecionados em vez de pesquisar tudo o que a Bíblia diz sobre um assunto?

2. Leia o que Jesus disse em Mateus 11:11 sobre João Batista. Jesus destacou um profeta que não tem nenhum escrito na Bíblia. Porque é que um profeta pode ser verdadeiro mesmo que não tenha escrito um livro bíblico? Como Adventistas do Sétimo Dia, que mensagem extraímos deste facto?

3. Como adventistas, não estamos sozinhos em reivindicar a Bíblia como a nossa autoridade final. Outras igrejas também o fazem. Como podemos explicar as doutrinas contraditórias que outros cristãos afirmam encontrar na Bíblia?